quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Madame Curie - cientista no Brasil (História e radioatividade das águas minerais)

Enquanto os casos de curas se multiplicavam, Thermas de Lindóia se tornava o balneário preferido por artistas, políticos e personalidades ilustres. Ao ficar sabendo que a cientista francesa Madame Marie Curie - Prêmio Nobel ...de Química - faria uma visita ao Brasil, o Dr. Tozzi resolveu convidá-la para conhecer as fontes das "águas quentes" e ajudá-lo a compreender as razões que levavam a água a curar muitos problemas de saúde.

Comentam que Madame Curie, na ocasião dedicada à pesquisa do elemento rádio, ficou impressionada com as fontes, reconhecendo que elas realmente possuíam características muito raras: a radioatividade, que era o que causava as curas.

A radioatividade foi o tema das conversas, porque anos mais tarde descobriu-se que a água mineral de Águas de Lindóia atingia 3.179 maches na escala radioativa, contra 185 maches das famosas fontes de Jachimou na Tchecoslováquia e 155 maches das fontes de Bad Gastein, na Áustria.

A radioatividade natural da água é extremamente benéfica para o organismo, e Águas de Lindóia possui, comprovadamente, a água mineral de maior radioatividade em todo o planeta.

História de Águas de Lindóia

Os padres italianos

Em 1900, o padre italiano Carmine D´Angelo, pároco da cidade de Socorro, cidade vizinha da atual Águas de Lindóia, escreveu para seus amigos Henrique e Francisco Tozzi, na Itália, contando sobre as belezas da "América" e sugerindo que viessem conhecê-las.

Henrique Tozzi que também era padre e Francisco Tozzi, um jovem médico, gostaram da idéia. Padre Henrique chegou e logo assumiu o cargo de vigário, enquanto que o Dr. Francisco Tozzi passou a clinicar na região.

A descoberta das fontes

Tempos depois, padre Henrique mandou chamar o seu sobrinho médico para examinar um eczema de pele que o incomodava muito e resistia a todos os tratamentos conhecidos naquela época.

Quando o Dr. Tozzi chegou, encontrou o seu tio curado e ficou surpreso em saber que haviam sido as águas que jorravam a 28 graus de um morro da região, denominado "Águas Quentes", que haviam feito isso.

Desse dia em diante o Dr. Tozzi dedicou sua vida à pesquisa das fontes minerais das "águas quentes".

Após mandar analisar aquela água e confirmar suas propriedades curativas, o Dr. Tozzi adquiriu as terras ao redor das fontes e iniciou em 1910 a construção das Thermas de Lindoya.

A visita de Madame Marie Curie
Famosa cientista internacional

Enquanto os casos de curas se multiplicavam, Thermas de Lindóia se tornava o balneário preferido por artistas, políticos e personalidades ilustres. Ao ficar sabendo que a cientista francesa Madame Marie Curie - Prêmio Nobel de Química - faria uma visita ao Brasil, o Dr. Tozzi resolveu convidá-la para conhecer as fontes das "águas quentes" e ajudá-lo a compreender as razões que levavam a água a curar muitos problemas de saúde.

Comentam que Madame Curie, na ocasião dedicada à pesquisa do elemento rádio, ficou impressionada com as fontes, reconhecendo que elas realmente possuíam características muito raras: a radioatividade, que era o que causava as curas.

A radioatividade foi o tema das conversas, porque anos mais tarde descobriu-se que a água mineral de Águas de Lindóia atingia 3.179 maches na escala radioativa, contra 185 maches das famosas fontes de Jachimou na Tchecoslováquia e 155 maches das fontes de Bad Gastein, na Áustria.

A radioatividade natural da água é extremamente benéfica para o organismo, e Águas de Lindóia possui, comprovadamente, a água mineral de maior radioatividade em todo o planeta.

Os primeiros hotéis

As Thermas de Lindoya, construídas a partir de 1910, eram formadas por três grandes casas, cada uma delas com um refeitório e quartos enfileirados unidos por um corredor. Apesar da estrutura simples, as construções receberam nomes pomposos: Hotel Senado, Hotel Catete e Hotel Câmara.

O Senado recebia os clientes mais pobres, enquanto que o Catete era o que mais se assemelhava a um hotel, recebendo os clientes de melhor posição.

O início do povoado

A construção das Thermas de Lindoya, em um local muito distante para as condições de transporte da época (1910), fez com o Dr. Tozzi precisasse prover os operários de condições mínimas de subsistência.

Desta forma nasceram as primeiras ruas, armazéns, casas, farmácia, escola e consultório médico. O Dr. Tozzi mudou-se com a família para o novo povoado em 1914.

O hotel que iniciou o ciclo turístico

Apesar do sucesso das "Thermas de Lindoya", o empreendimento ainda exigia que o Dr. Tozzi aplicasse todos os recursos financeiros obtidos com sua clínica. Isto significava, em valores da época, cem mil réis por dia, o equivalente a mais de 30 consultas de três mil réis cada.

A solução encontrada pelo Dr. Tozzi foi a construção de um hotel moderno, que atraísse pessoas de melhor poder aquisitivo e que, de certa forma, subsidiassem a hospedagem dos mais pobres nos outros "hotéis".

Em 1929 surgia o Hotel Glória (hoje, Grande Hotel Glória), com um belo salão para refeições, salão para refeições dietéticas, salão de diversões, cozinha ampla, apartamentos de 2 ou três quartos, água corrente, iluminação elétrica, banheiros independentes e outros "luxos".

O novo hotel mudou a rotina do lugar realizando sofisticados bailes com música ao vivo que terminavam precisamente às 22 horas, por ordem expressa do Dr. Tozzi e em prol da saúde dos hóspedes! Nem mesmo o presidente da província de São Paulo, Washington Luiz, mais tarde presidente do Brasil, escapou do excesso de zelo do médico italiano, e sempre resignou-se a encerrar suas danças no horário determinado quando hospedou-se no Hotel Glória.

O hábito de fazer a estação de águas

Muitos problemas de saúde tinham, naquela época, como única solução a permanência em um balneário, onde a ingestão de água, a alimentação e a rotina diária era acompanhada por médicos. Os hóspedes chegavam aos balneários com receitas prescrevendo o período de permanência - 10, 20, 30 ou até 60 dias.

Independente de prescrição médica, as famílias programavam longos períodos de hospedagem durante as férias. Fazer turismo e cuidar da saúde eram praticamente sinônimos. Algo como fazer turismo e fazer compras, nos dias de hoje.

Thermas de Lindoya era considerado um dos melhores balneários do mundo e, sem dúvida, era o mais "badalado" da região sudeste do Brasil, recebendo artistas e políticos.

O conforto do Hotel Glória, as festas e a freqüência de personalidades ilustres, somados à fama das águas, da comida e das crescentes histórias de cura, criaram na época uma pergunta comum na sociedade paulistana: "você não vai fazer a estação de águas de Lindoya?"

Arte e Cultura
Comer Bem
Curiosidades
História
Lazer e Aventura
Negócios & Cia
Termas

Home
Turismo
Mapa da Cidade
Estrutura de Negócios
http://www.aguasdelindoia.cc/historia.htm

domingo, 23 de janeiro de 2011

Massagem com Pedras Quentes

Pedras vulcânicas, técnicas de massagem e óleos aromáticos são os ingredientes que estão na base de uma experiência única e relaxante, conhecida como massagem de pedras quentes, termoterapia ou massagem geotermal. Independente do nome, o que realmente interessa é o total estado de relaxamento que vão viver durante os 60 a 90 minutos que pode durar esta viagem ao paraíso.

Pedras com história
A massagem de pedras quentes foi uma das surpresas trazidas pela proliferação dos spas e a introdução de tratamentos de corpo e mente bem agradáveis. Apesar de ser uma técnica contemporânea, no fundo, este é um segredo que foi muito bem guardado durante séculos, uma vez que as componentes medicinais das pedras têm vindo a ser exploradas desde há milhares de anos pelas civilizações antigas da China, Egto, Índia e África, sem esquecer alguns dos povos milenares da Europa e América.

As pedras sempre acompanharam de perto o homem, utilizadas para criar abrigos e aquecê-los, como forma de expressão (esculpidas ou como base de desenhos), para proteção, em cerimónias e, claro, como tratamento holístico. As tradições ancestrais apontam para a colocação de pedras quentes sobre o corpo como tratamento terapêutico, uma forma de protecção ou simplesmente porque transmitiam sensações de bem-estar. Entre outras utilizações, está a dos monges da antiguidade que recorriam às pedras quentes para ajudar a controlar a fome durante os períodos de jejum.

O segredo das pedras
Cada vez mais aperfeiçoada e divulgada, hoje a massagem de pedras quentes é uma terapia que implica a disposição e fricção de pedras vulcânicas no corpo. O segredo destas pedras – ricas em sais minerais – está na herança energética que carregam e que remonta há milhões de anos, mas também na sua capacidade de reter o calor! Lisas e macias, estas pedras de basalto, como também são conhecidas, são o resultado do processo natural de arrefecimento após a libertação de lava vulcânica. Com formatos e tamanhos distintos, as pedras são escolhidas em função da zona do corpo onde serão aplicadas, uma vez que devem encaixar na perfeição.

Uma experiência inesquecível
Num ambiente tranquilo e aconchegante, a terapeuta começa por fazer-lhe uma massagem leve, normalmente com óleos essenciais que, para além de induzir o relaxamento muscular, vai preparar o corpo para receber as pedras, que entretanto encontram-se em aquecimento. Uma vez quentes, as pedras são dispostas ao longo da região vertebral, mas também no rosto, braços, pernas, mãos e pés, ou seja, em qualquer zona do corpo que necessite de ser tratada.

A composição vulcânica das pedras, assim como o calor que delas emana, é o suficiente para penetrar pele e músculos, descontraindo-os e incentivando a circulação sanguínea que, por sua vez, irá auxiliar no tratamento das mazelas em questão. O massagista poderá ainda concentrar a ação das pedras nos pontos mais propícios à acumulação de tensão; e recorre a técnicas de Shiatsu e/ou movimentos de massagem sueca para potenciar o efeito das pedras quentes sobre o corpo.

Para além das suas propriedades terapêuticas, que praticamente dispensam o recurso à pressão manual de uma massagem básica, os “poderes milagrosos” destas pedras quentes residem na sua capacidade de induzir um estado de relaxamento puro – o estado Alfa – que não raras vezes provoca uma fase sedativa.

No final, e com as energias naturais renovadas e reequilibradas (o que, por sua vez, fortalece o sistema imunológico), quem beneficiou de uma massagem de pedras quentes aponta ainda outros resultados duradouros: uma sensação de bem-estar espantosa, alívio total do stress, melhorias na capacidade de concentração, serenidade espiritual e emocional…. no fundo, um equilíbrio completo entre corpo e alma.

Quente e frio
O que muitas pessoas desconhecem acerca desta massagem é que, para além das pedras quentes, também podem ser utilizadas pedras frias! A reação térmica que a disposição alternada de pedras quentes e frias desencadeia é conhecida como homeostasia, ou seja, a forma que o organismo tem de ordenar os seus desequilíbrios interiores. Os resultados são efeitos fisiológicos e orgânicos positivos, que contribuem para corpo e mente sã – uma acção duplamente eficaz, que permite a recuperação física e psíquica.

As pedras quentes produzem efeitos tão benéficos como: o relaxamento muscular, vasodilatação, aumento da irrigação sanguínea e consequente desintoxicação dos órgãos internos, aumenta o metabolismo celular e tranquiliza o sistema nervoso.

As pedras frias, por sua vez, não ficam nada atrás e atuam como um estimulante, tonificando músculos, restabelecendo a energia vital, melhorando as funções orgânicas e contribuem para a perda de peso, tendo inclusive um efeito analgésico, que alivia as inflamações. Para além disso, harmoniza o sistema nervoso, reduzindo significativamente os níveis de stress.

Recomendações...
Com múltiplos benefícios, começando pelo seu efeito “escape” de um quotidiano agitado e marcado pelo stress e falta de tempo, a termoterapia está ainda recomendada para quem sofre de dores musculares e menstruais, obstipação e perturbações do aparelho digestivo, má circulação, problemas relacionados com as vias respiratórias, cansaço, depressão e ansiedade. É igualmente utilizada no tratamento de obesidade, gordura localizada e celulite.

Precauções
A massagem de pedras quentes não é uma terapia invasiva, mas é sim extremamente envolvente, pelo que se desaconselha a sua administração em mulheres grávidas ou em pessoas que estejam febris, que sofrem de asma, cistite ou qualquer outro tipo de infecção.
http://viverspa.com/artigos/massagem-pedras-quentes

sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma Montanha no Caminho

Uma Montanha no Caminho
Quando guardamos emoções, em geral mágoas, geramos um bloqueio da energia.

Andrea de Moraes, Médica, Medicina Tradicional Chinesa

Jornal Tao do Taoísmo - n. 17 índice

Existem vários símbolos relacionados à Montanha e um deles é o bloqueio. Quando você trilha um caminho e, de repente, se depara com uma Montanha, muitas vezes isso representa um impedimento para seguir em frente, daí a analogia.

Assim também no corpo humano podem surgir acúmulos, que representam o impedimento ao fluxo natural e contínuo da circulação energética e sanguínea. Existe uma graduação dos bloqueios, do mais sutil ao mais denso e mais grave. Desde um acúmulo energético ou da circulação de gases e ar, até uma consolidação maior formando nódulos de fluidos ou de sangue. Esse acúmulo de matéria poderia representar uma analogia mais precisa com o bloqueio da Montanha.

As causas da estagnação podem ser as mais diversas, como emoções, climas, traumas físicos, etc. Diferentes emoções podem dispersar, descender ou enfraquecer a energia. Quando guardamos emoções, em geral mágoas, geramos um bloqueio da energia. Podemos ficar, por exemplo, com um “nó na garganta”, ou então, com um “aperto no peito”. Uma boa risada garantirá um fluxo renovado da energia e os bloqueios suaves vão embora. É lógico que podemos bloquear de novo, e uma reação clássica são os suspiros, tentativas do organismo de mover essa “emoção presa” através do sopro da respiração.

Como em todo desequilíbrio, a gravidade vai depender da intensidade e prolongamento do bloqueio. A estagnação de sangue é mais densa se comparada à energética, e considerada um bloqueio mais grave, que pode ser causa de outros desequilíbrios. Podemos citar os traumas físicos formando hematomas ou diferentes outras causas, gerando dificuldade circulatória, coagulação sanguínea interna e nódulos, como pequenas ou grandes Montanhas internas.

Existem várias formas pelas quais um bloqueio pode apresentar sintomas. O mais comum, é o desconforto da dor, que pode variar do mais sutil ao mais denso, de um desconforto passageiro até uma dor fixa, lancinante. Esta última significa um bloqueio de sangue. Existem várias formas de tratar estagnações pela medicina tradicional chinesa: exercícios respiratórios associados a movimentos, massagem e acupuntura possuem técnicas de condução de energia que, por sua vez, facilitam a circulação sanguínea. O tratamento com alimentos ou ervas específicas promove a circulação energética ou sanguínea.

As ervas e alimentos nos fazem lembrar mais uma vez da imagem da Montanha como descrita na China, com eremitas que se dedicam à evolução do espírito e da vida, vivendo de modo simples e mantendo a saúde através da ingestão de ervas colhidas ali mesmo na sua casa, a Montanha.

Haverá sempre um método adequado para cada momento e situação, até mesmo para prevenir qualquer futuro bloqueio. Afinal todos nós respiramos o tempo todo, nos alimentamos e nos movimentamos todos os dias, e podemos, através de hábitos saudáveis dos antigos sábios da medicina chinesa, nos manter sem bloqueios. Estaremos aptos, então, para viver o melhor do simbolismo da Montanha: a quietude, a consistência e a estabilidade. Manter a quietude da consciência, o vigor físico e a estabilidade na vida.

Respiração e Ecologia

Taoísmo: Respiração e ecologia

“Quem respira apressado não dura Quem alarga os passos não caminha”. Lao Tse – Tao Te Ching cap. 24

Mestre Wu Jyh Cherng, Sociedade Taoísta do Brasil

Jornal Tao do Taoísmo - n. 19 índice

Os versos de Lao Tsé falam da pressa. Todas as coisas feitas com pressa são feitas de uma maneira superficial. Falam da naturalidade. Todas as coisas têm um tempo próprio para acontecerem. Ao darmos um passo maior do que podemos dar, nos cansamos e não podemos caminhar mais.

Também essas palavras dizem que a cultura moderna é uma cultura de “alargar passos”. Nós consumimos muito rapidamente. Existe uma grande crise na Terra em função do que o ser humano dá um passo maior que a natureza. Ou seja, o homem deixa de se integrar à natureza, com o céu, com a terra, com a floresta e com outros seres, por que tende a dar passos maiores, consumir mais do que pode oferecer.

A terra é rica, mas por mais rica que seja, esse consumo exagerado, esses grandes passos, acabam cansando a terra, cansando o mundo.

Igualmente, passos grandes podem significar o excesso de informações. Temos informação através da visão, da audição, do paladar, das sensações. Nossos sentidos sensoriais e não sensoriais (intelectuais, racionais e memórias) estão em processo muito acelerado. A quantidade de informações é muito grande. São os grandes passos. Isso nos leva ao stress, a uma ruptura.

Se andarmos muito rapidamente com passos grandes, vamos tropeçar, cair e pisar em buracos, sem conseguirmos nos desviar dos obstáculos da estrada. Ou nos cansamos. Isso traz a ruptura, a quebra.

Quando a vida é vivida em excesso de informação, alimentação e preocupações, de efeitos intelectuais, racionais e sensoriais, todo o nosso recurso humano é desgastado rapidamente quando “alargamos os passos” estamos reduzindo nossa distância de vida.

Se a vida é uma estrada que pode ser caminhada durante digamos, até 120 anos, hoje somos capazes de caminhá-la em doze, trinta, cinqüenta anos e terminá-la.

A vida reduz e a intensidade de cada momento aumenta. Isso faz com que a vida se torne muito estressante e curta. O Taoísmo dá muita importância à longevidade, à constância e a fluidez contínua da vida humana. E “alargar os passos” é metaforicamente, uma atitude de redução da vida.

Uma respiração muito apressada não dura muito tempo. Quando a respiração é lenta, podemos respirar por muito tempo. Quem pratica o Tai-Chi, Chi Kun ou meditação sabe disso.

Existe no Taoísmo um conceito que é pouco diferente das outras tradições místicas. As outras tradições dizem que uma pessoa quando nasce já vem com um relativo karma que lhe proporciona a possibilidade de uma certa duração na vida. A maioria das escolas pensa que, dependendo do karma da pessoa, ela pode ter uma vida de menor ou maior duração.

O Taoísmo não vê assim. O Taoísmo diz que quando uma pessoa nasce, de acordo com o seu karma anterior, ela vai ter provavelmente uma certa quantidade de respirações.

Em resumo, se a pessoa conseguir realizar um bom trabalho respiratório, profundo, e não apressado, naturalmente terá um prolongamento de sua vida, independente do seu “merecido karma”. Respiração mais suave e profunda, vida mais longa.

Quem respira profunda e suavemente capta maior quantidade de oxigênio, energia vital e elimina mais gás carbônico e energias impuras. Uma pessoa com uma respiração suave e profunda possui um diafragma mais conservado, sem tensão e sem reter energias do campo emocional.

Na parte superior do corpo, uma boa energização e oxigenação, possibilitam uma capacidade mental mais ampla. Na parte inferior do corpo, as energias vitais e sexuais ficarão mais plenas. A pessoa tem mais saúde física e mental.

Por isso o taoísmo prega que quem respira mais suavemente e profundamente, naturalmente terá mais saúdo física, energética, mental e emocional.

Imaginemos nós e um trilhão de pessoas respirando com ansiedade, como seria a energia do planeta? Isso traz os desastres naturais como a alteração do clima, do vento, das tempestades, na Terra.

A alteração emocional altera imediatamente a respiração. A grande alteração emocional coletiva altera a respiração da humanidade”.

Devemos ter equilíbrio para respirar e caminhar integrados com a vida. O Taoísmo tem uma visão da consciência. Uma pessoa com consciência é naturalmente uma pessoa ecológica e sensata.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Oligo-elemento essencial - Zinco

Qual é o oligo-elemento essencial para os órgãos vitais do ser humano e que atua preferencialmente no meio intracelular, em mais de 200 reações metabólicas? A resposta é com cinco letras: zinco.
Apesar de ser onipresente nos alimentos (principalmente com proteínas), o risco de sua carência é importante em recém-nascidos, gestantes, idosos. O Professor Gerald Lasfargues de Pediatria do Centro-Edmond Lesne (Hôpital Trousseau, em Paris) recomenda a administração da terapêutica, de preferência sob a forma de uma suplementação equilibrada , uma vez que a absorção de zinco é aumentada por cobre concomitante ou ferro.

Centro Evian Le Echos

Centro Evian pela Água - França site CRYSTAL

Cálculos renais é um assunto do seu interesse?
O Centro de água Evian deste site CRYSTAL, possui o objetivo de fornecer informações detalhadas sobre todos os assuntos relacionados à urolitíase. Cristal é a sigla do Centro de Investigação e Ciência da Informação e Tecnologia Aplicada. Criado em 1977 pelo Dr. Jean-René Réveillaud, ele é instalado no Hospital Necker, sob a direção do Dr. Michel Daudon. Objetivos: primeiro, desenvolver investigação aplicada na área de cálculos urinários, a fim de compreender as causas e os meios de prevenção da recorrência e, por outro lado, contribuir para a difusão de conhecimentos sobre cálculos urinários.

site crystal
Le Echos du Centre Evian pour l'eau