sábado, 30 de outubro de 2010

Hidrogeologia de Caxambu

Hidrogeologia de Caxambu
(Circuito das Águas C.P.R.M.)

Caxambu possui uma ocorrência de água mineral carbogasosa situada na área central da sede, nas margens do córrego Bengo, no local denominado Parque das Águas, na cota média de 882m de altitude. É uma ampla área verde, que se encontra preservada. O direito de exploração das águas e do parque pertence à CODEMIG, e, atualmente, o parque é administrado pela prefeitura municipal. O parque compreende fontanários, diversos equipamentos de lazer, lago artificial, balneário, e também uma unidade engarrafadora de água mineral. Existem dez fontanários, que abrigam doze fontes denominadas; Leopoldina, Beleza, Duque de Saxe. D. Isabel, Conde D´eu, D. Pedro II, Viotti, Venâncio, Mayrink I, II e III e Tereza Cristina, renomeada Ernestina Guedes. Também se encontra dentro do Parque um poço tubular de 60,0 m de profundidade, que apresenta jorros intermitentes com intervalos de aproximadamente 3 a 5 horas, o Gêiser ou Fonte Floriano de Lemos.

O parque das águas situa-se na base do “Morro Caxambu”, em uma planície aluvionar de cerca de 300 m de largura.
Os sedimentos constituem-se de níveis argilosos, argilo-orgânicos e silicosos com espessura média de 10 m. O substrato rochoso é formado de rochas gnáissicas cortadas por diques de brechas alcalinas e diques máficos com elevadas contagens radiométricas, que afloram na encosta do morro. As principais fraturas são encontradas nas direções N-S e N40o C-60o W.
Os aqüíferos são do tipo fraturado nas rochas gnáissicas e intergranulares nos sedimentos aluvionares ao longo do córrego Bengo e no manto de intemperismo que recobre o substrato rochoso. As águas minerais estão associadas, principalmente, ao aqüífero fraturado na rocha gnáissica (possivelmente milonitizada e preenchida de brechas alcalinas), sobreposto por sedimentos aluvionares de granulometria variada e por uma camada de argila orgânica com até 8,0 m de espessura

Nenhum comentário:

Postar um comentário