sábado, 30 de outubro de 2010

Ducha Escocesa

Ducha Escocesa


A ducha escocesa é um processo hidroterápico de quase setecentos anos Denominação criada em Aix-les-Bains, em 1790 pelo Barão Joseph Lapins.É um banho de duchas alternadas – fria e quente – de valor indiscutível como tônico e estimulante do organismo. A ducha escocesa consiste na aplicação de um jato livre de água, de maior ou menor calibre de pressão, cuja ação é puramente mecânica, sendo portanto, um procedimento mais hidroterápico que crenoterápico.O jato da ducha se calcula de tal maneira que alcance toda a sua força a uma distância entre três a cinco metros, onde é colocado o balneante.A ducha é realizada por profissionais competentes não havendo risco de derrames sanguíneos na pele e dores musculares.Para o jato ficar mais suave, o duchista utiliza os dedos para transformar o jato em leque.

Banho de Hidromassagem - Caxambu

BANHO DE HIDROMASSAGEM
Água Mineral radioativa Mayrinck 3


Contra a tensão e o desgaste ainda não inventaram nada melhor do que a banheira cheia de água, onde jatos de ar percorrem o corpo, provocando sensação agradável e reconfortante. Isto se chama hidromassagem.A banheira de hidromassagem é uma irresistível opção para descarregar as tensões ou descansar depois de um dia agitado.A hidromassagem jacuzzi oferece banho e massagem ao mesmo tempo: produz relaxamento ; à tarde é perfeita para aliviar tensões e recuperar forças; à noite, em água morna, bem espumante, mostra-se excelente para conseguir um sono reparador.
Foi Cândido Jacuzzi, um imigrante italiano quem projetou nos Estados Unidos, em 1949, o primeiro modelo de banheira que leva seu nome, para ser utilizada para seu filho que necessitava de cuidados especiais.Uma banheira de fibra de vidro, dotada de motor elétrico, impulsiona a água, que entra e sai continuadamente através de tubulação.Bolhas de ar são geradas pela compressão, proporcionando massagem revigorante.O conforto e a boa postura são garantidos pelo assento anatômico, permitindo posição sentada ou reclinada, com duas alças de apoio; o piso antiderrapante oferece segurança.

Banhos - Caxambu

BANHOS BORBULHANTES
Perolado* hidromassagem* espumante



São essencialmente sedativos, efeito proporcionado pela temperatura da água (34 a 36o C) e a hidromassagem simultânea – produzindo moderada vasodilatação e, conseqüentemente estimulando a circulação periférica – reforça a ação sedativa; além de possuir um certo efeito analgésico e antiespasmódico. Por tais ações estes banhos são relaxantes, mitigam as emoções e combatem a fadiga muscular.

BANHO COM PÉROLAS DE AR


O banho perolado consiste em uma banheira que possui perfurações no qual o ar comprimido é injetado, provocando a formação de miríades de glóbulos de ar na água do banho. O desprendimento contínuo das bolhas, provoca além do borbulhamento, a vibração de toda a massa líquida do banho. O borbulhamento e a vibração executam benéfica hidromassagem em toda superfície do corpo.Pode ser feito uma a duas vezes por semana na temperatura entre 34 a 36o C e a duração do banho de 10 a 20 minutos.Ação calmante geral, sedativo do sistema nervoso pela emanação da radioatividade em seus vapores ( teor de radioatividade na fonte 47,3 U. Mache).

Indicações de Banhos Termais

Indicações de Banhos Termais

Reumatismo crônicos inflamatório (artrite)
Reumatismo crônico não inflamatório (artrose)
Gota
Mialgias
Bursites
Tendosinovites
Nevralgias
ansiedade, irritabilidade, esgotamento nervoso, estresse, insônia
Recuperação de fraturas, luxações, entorses, distensões musculares, contusões
Intolerância aos anti-álgicos e anti-inflamatórios

A balneoterapia deve ser integrada a um programa terapêutico com outros recursos utilizados no tratamento dos reumatismos em geral como fisioterapia complementar, massagens e medicinas naturais.

Gêiser e a Fonte Floriano Lemos de Caxambu

Gêiser (Fonte Floriano de Lemos)

Gêiser é um tipo especial de água mineral quente que ejeta intermitentemente uma coluna de água com vapor no ar.
Nosso “gêiser”, assim batizado pelos geólogos do CPRM, nasceu espontaneamente de um orifício terrestre e possui água mineral radioativa, hipotermal, na temperatura de 27O C. Sua erupção se deve pela pressão dos gases no interior do aqüífero e não pela termalidade.
Água ricamente mineralizada (1379,00 mg/l de resíduo seco a 180o C), contendo magnésio a 35,00 mg/l, cálcio a 280,0 mg/l, silício a 29,00 mg/l, ferro a 4,30 mg/l, fluor a 2,88 mg/l, sódio a 106,00 mg/l, potássio a 138,97 mg/l,enxofre a 0,02 mg/l, HCO3 a 1378,6 mg/l, CO2 a 1202 mg/l.Indicada para pele.

Fonte Ernestina Guedes - Caxambu

Fonte Ernestina Guedes

Água mineral alcalina bicarbonatada, alcalina terrosa, alcalina terrosa cálcica, alcalino terrosa magnesiana, carbogasosa, ferruginosa e fluoretada e radioativa

É indicada para afecções cutâneas. O gás carbônico potencializa o efeito do radônio, pois ele se deposita na superfície do corpo em pequenas bolhas, provocando hiperemia. O radônio, concentrando-se nelas, provoca uma radiação de maior intensidade.Os efeitos das radiações sobre a pele são consideráveis, devido à sua riqueza em lipídeos: a grande extensão do tegumento cutâneo representa um verdadeiro “órgão de depósito” da radioatividade.
Esta água é ricamente mineralizada, com mais de 1500mg/l de resíduo seco (a 180o C) que formando uma solução complexa e energética, em conseqüência de suas qualidades físicas e químicas. Seu uso em chuveiros junto às fontes é destinado para banhos para aproveitar suas qualidades medicinais.

Fontes Mayrinck 1,2 e 3 - Caxambu

Fontes Mayrinck 1, 2, 3

1 carbogasosa e radioativa -Indicada para gargarejos , ação anti-inflamatória e antiséptica.
2 e 3 carbogasosa, fluoretada, radioativa-( 2) Indicada como Lava olhos. Ação anti-inflamatória e antiséptica.( 3) Diurética e digestiva.

Fonte Venâncio

Fonte Venâncio
Água mineral alcalina,carbogasosa, alcalino-terrosa-bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e radioativa

A associação de sua radioatividade em conjunto com sua riqueza de magnésio, a transformam em bom medicamento para os sistemas cardiovascular e nervoso.O magnésio atua como miorelaxante neuromuscular , calmante do sistema nervoso; melhora transtornos do coração. A radioatividade (radônio) melhora o tônus do miocárdio e vascular, graças à benéfica influência sobre a fibra muscular. A radioatividade faz cessar o espasmo vascular dos hipertensos, abaixando a pressão arterial. Nos hipotensos, a radioatividade normaliza a pressão arterial. A água mineral Venâncio foi utilizada durante muitos anos no balneário de Caxambu para banhos carbogasosos indicado para hipertensão arterial.Hoje estes banhos foram desativados, pois a estrutura do encanamento foi corroída pelos sais minerais desta água . Este banho sempre foi acompanhado por médicos especializados.

Estância Hidromineral Caxambu

Estância Hidromineral Caxambu


Se não fosse por sua água, Caxambu poderia passar desapercebida aos visitantes, apesar de ser um lugar lindo. Acontece, que por um capricho divino, a água daqui tem poderes. Conta a história que, em 1868, veio para esta cidade a Princesa Isabel.
A Princesa Isabel, casada com o Conde d´Eu, desde 1864, tentou durante quatro anos a concepção sem resultados. Fez uso de vários tratamentos daquela época, sem resposta. Recebeu notícias reconfortantes que procediam da Europa, sobre as milagrosas curas de esterilidade pelas águas minerais, que no Velho Mundo, já eram realidade. Em 1868, conheceu as águas milagrosas de Caxambu e nutrida de esperanças resolveu experimentar um tratamento no local.As águas de Caxambu já eram consideradas no Império como as melhores do mundo.Veio acompanhada de seu esposo e do médico Dr. N. Feijó.Não se sabe ao certo quantos dias a princesa ficou em Caxambu.

A Princesa Isabel regressou à corte cheia de vida, alegre, feliz, nutrida de novas esperanças. Estava curada? O tempo logo respondeu, pois nasceram três lindos meninos. Em agradecimento, a Princesa iniciou os trabalhos de construção da Igreja Santa em Isabel em Caxambu. A notícia se espalhou e a nobreza tratou de inaugurar uma estação de tratamento em Caxambu.
A geografia explica o milagre, as águas minerais conservam uma fórmula rica em minerais variados (ferro, manganês, magnésio, lítio, silicatos, bicarbonato, cálcio, enxofre, etc.), radioatividade, além de serem carbogasosas. Há algumas fontes que contém cerca de 25 elementos, entre bases, ácidos e gases. O efeito terapêutico verifica-se sobretudo quando ingeridas na fonte. Por essas qualidades, a mistura de princípios ativos, em doses mínimas de substâncias fixas e emanações de rádio transforma a água mineral em medicamento. São ótimas para o cansaço e stress. As águas são hipotermais (25 a 33 graus centígrados ) facilitando a absorção dos sais minerais no aparelho digestivo.

História - Águas de Caxambu

História

Desde o início do século XIX já era de conhecimento popular o valor curativo das “ águas santas” de Baependi (Mourão 1990). As primeiras captações datam de 1884 nas fontes D. Pedro e D. Isabel. Em seguida, vieram Viotti, Beleza e Conde D´eu em 1885; D. Leopoldina, Duque de Saxe e Mayrink em 1891; Venâncio (1935-39) e Ernestina Guedes em 1958.

A água mineral é utilizada para ingestão ou em banhos na cura de diversos males estomacais, intestinais, renais, diuréticos, circulatórios, dermatológicos, etc. Também é engarrafada e comercializada nacionalmente (fonte Mayrink).

Hidrogeologia de Caxambu

Hidrogeologia de Caxambu
(Circuito das Águas C.P.R.M.)

Caxambu possui uma ocorrência de água mineral carbogasosa situada na área central da sede, nas margens do córrego Bengo, no local denominado Parque das Águas, na cota média de 882m de altitude. É uma ampla área verde, que se encontra preservada. O direito de exploração das águas e do parque pertence à CODEMIG, e, atualmente, o parque é administrado pela prefeitura municipal. O parque compreende fontanários, diversos equipamentos de lazer, lago artificial, balneário, e também uma unidade engarrafadora de água mineral. Existem dez fontanários, que abrigam doze fontes denominadas; Leopoldina, Beleza, Duque de Saxe. D. Isabel, Conde D´eu, D. Pedro II, Viotti, Venâncio, Mayrink I, II e III e Tereza Cristina, renomeada Ernestina Guedes. Também se encontra dentro do Parque um poço tubular de 60,0 m de profundidade, que apresenta jorros intermitentes com intervalos de aproximadamente 3 a 5 horas, o Gêiser ou Fonte Floriano de Lemos.

O parque das águas situa-se na base do “Morro Caxambu”, em uma planície aluvionar de cerca de 300 m de largura.
Os sedimentos constituem-se de níveis argilosos, argilo-orgânicos e silicosos com espessura média de 10 m. O substrato rochoso é formado de rochas gnáissicas cortadas por diques de brechas alcalinas e diques máficos com elevadas contagens radiométricas, que afloram na encosta do morro. As principais fraturas são encontradas nas direções N-S e N40o C-60o W.
Os aqüíferos são do tipo fraturado nas rochas gnáissicas e intergranulares nos sedimentos aluvionares ao longo do córrego Bengo e no manto de intemperismo que recobre o substrato rochoso. As águas minerais estão associadas, principalmente, ao aqüífero fraturado na rocha gnáissica (possivelmente milonitizada e preenchida de brechas alcalinas), sobreposto por sedimentos aluvionares de granulometria variada e por uma camada de argila orgânica com até 8,0 m de espessura

Hidrologia Médica

HIDROLOGIA MÉDICA
(Hidrologia Médica – Dr. Benedictus Mário Mourão)

O emprego das águas minerais como medicamento inclui-se como um procedimento dos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego onde o poder curativo das águas exercia grande poder e predominância entre os povos primitivos. A grande freqüência e concorrência à esses mananciais, por parte de pessoas enfermas, acometidas das mais diversas doenças, propiciou o início de verdadeiras escolas médicas de prática hidroterápica. É indiscutível que nesses primeiros tempos a credibilidade ao remédio hidromineral procedia mais da crença religiosa do que da observação empírica, e que posteriormente constitui-se em um dos principais tópicos de questionamento para o real reconhecimento da sua eficácia. Com o incentivo da Alopatia no pós-guerra, a Crenoterapia entrou em declínio e abandono por mais de 25 anos, e somente agora está sendo vista como Medicina Alternativa. A Crenoterapia vem fazendo cada vez mais adeptos ao Termalismo Saúde.
A Hidrologia Médica vem sendo enriquecida lentamente, e a sua eficiência se vê espelhada nos resultados cientificamente obtidos na Europa e que nos leva à um novo horizonte e à um ressurgimento deste método terapêutico com as conseqüentes vantagens para os enfermos que neste tipo de cura encontra indicação.
Uso interno
O ação terapêutica das águas minerais ocorre devido à vários fatores, agindo simultaneamente, e sem dúvida, a radioatividade é um fator apenas a somar aos outros como termalidade, composição e propriedades das água mineromedicinais naturais.
O uso periódico das águas mineralizadas, além da sua ação hidroterápica, promove uma limpeza interna do meio circulante e uma desintoxicação geral do organismo. Uma temporada numa estância hidromineral é salutar, tanto para o físico como para a estafa mental, pelo repouso espiritual, pelas distrações e afastamento temporário dos encargos do trabalho rotineiro e, também, pela ação terapêutica das águas.

Entre as indicações terapêuticas se incluem o nervosismo, inapetência, magreza, perturbações digestivas, reumatismo crônico, moléstias gastro-intestinais, calculose hepática ou renal e esgotamento nervoso.
A administração por via oral é o procedimento pelo qual se ingere quantidades variáveis de água mineromedicinal após uma prévia avaliação médica, constituindo uma verdadeira atitude terapêutica.
O tratamento hidromineral é complexo. Além do uso interno e externo das águas, a massagem, o regime alimentar, as distrações e o clima são meios auxiliares, muitas vezes indispensáveis ao bom êxito do tratamento.
A cura hidropínica (uso interno) , eficaz método terapêutico quando bem prescrito e empregado, mediante controle médico, ingere água mineral em doses determinadas, fracionadamente, obedecendo horários e ritmos certos, tempo de duração do tratamento adequado ao doente e as doenças. Todas as outras modalidades de uso-eventuais, descontroladas e indiscriminadas-representam apenas ingestão de água mineral, não uma cura hidropínica propriamente dita.
O uso das águas minerais deve ser feito preferencialmente em jejum ou longe de refeições.
É recomendável dieta leve e moderada.

Origem dos Componentes das Águas Minerais - Caxambu

Origem dos Componentes das Águas Minerais.
(Circuito das Águas C.P.R.M.)

A composição química das águas subterrâneas resulta das interações das águas de infiltração com as rochas por onde circulam, refletindo a qualidade das águas de infiltração, o tempo de trânsito e os tipos litológicos atravessados. A composição mineral das rochas aqüíferas é um dos principais fatores responsáveis pelas características químicas encontradas nas águas minerais. Com base nos estudos geológicos e nos dados dos perfis geológico-construtivos dos poços (Águas de Contendas, Caxambu, São Lourenço e Marimbeiro), trata-se de rochas gnáissicas graníticas, localmente fraturadas, milonitizadas, possivelmente preenchidas por brechas alcalinas e veios pegmatóides e bastante alteradas quimicamente. O substrato rochoso encontra-se recoberto por sedimentos cenozóicos de composição areno-silte-argilosa com níveis ricos em matéria orgânicas.As brechas alcalinas são encontradas em diversas localidades na região S-SE de Minas Gerais, sob forma de diques, especialmente em Passa Quatro, cidade situada 30 Km a sudeste da área, onde foram parte dos estudos desenvolvidos por Penalva (1967) e Ribeiro Filho (1967). São rochas de origem eruptiva, provavelmente em conduto vulcânico próximo à superfície (Coutinho, J. in Penalva, 1967), de idade Terciária (paleoceno). “ Constituem-se de fragmentos de grandes cristais de ortolásio e anortoclásio e rochas alcalinas traquitóides ou afaníticas de tonalidades variáveis entre o cinza-claro, cinza-escuro, castanho-avermelhado ou castanho.

Instruções para o Uso Interno das Águas

Instrução sobre o uso interno das águas minerais
(Dr. Benedictus Mário Mourão – texto extraído do livro Hidrologia Médica))

1) As águas mineromedicinais são tomadas ao pé da fonte, nos bebedouros ou fontanários, em jejum, fracionadamente; as outras doses serão distribuídas durante o dia, sendo bebidas a intervalos regulares de 10 a 20 minutos, a ingestão sendo suspensa uma a duas horas antes e depois das refeições.
2) O número de ingestões, varia, entre elas, de duas, três ou cinco vezes.
3) A dose matinal é a mais importante e, se possível, o “aquista” deverá permanecer em decúbito dorsal, as outras horas mais aconselháveis são antes do almoço e jantar.
4) Começa-se de hábito, o tratamento com doses reduzidas, aumentando-se, progressivamente, até o limite estabelecido e diminuindo-se no fim da temporada.
5) As doses elevadas de outrora foram abandonadas, preferindo-se as moderadas e, muitas vezes, as pequenas doses.
6) As ingestões ante e post-prandium, próximas do ato alimentar, ministra-se aos dispépticos.
7) A distribuição mais dividida e uniforme reservam-se às doenças da nutrição.
8) Para melhor absorção do radônio as águas radioativas devem ser usadas durante as refeições. Não há inconveniência de se tomar, no período das refeições pequenas quantidades de águas carbogasosas sul-minerais, sendo de bom aviso, não usá-las depois de terminado o repasto.
9)Uma técnica aconselhável consiste em propiciar a água termal, aos goles, durante o banho de imersão; o balneante deverá estar em jejum ou feito ligeiro desjejum, uma a duas horas antes; além da crenoterapia previne-se possível crise termal.
10) Deve-se beber a água tal como sai da fonte, sendo desaconselhável a adição de outras águas, açúcar, leite, xaropes, suco de frutas e medicamentos.

Spa - Saúde pela Água

Spa


A palavra Spa significa “sanus per acqua” ,ou seja, saúde pela água ou estância hidroclimática. Desde a Idade Média as fontes na Europa eram procuradas para tratamento. Os spas atuais se originaram dos tratamentos com águas minerais, ou seja, terapias termais, porém atualmente se destinam a recuperar pessoas agitadas por dois males da vida moderna:excesso de peso e estresse. “Spa”, no dicionário em inglês, se refere ao lugar onde existe fonte de água mineral. Não fazemos ênfase nas dietas para emagrecimento, porém acreditamos que a alimentação saudável e equilibrada favorece o tratamento, aliada a desintoxicação do organismo com as águas minerais para obtermos as curas de desordens clínicas do organismo.

Fonte D. Leopoldina

Fonte D. Leopoldina

Água mineral, carbogasosa, bicarbonatada, alcalina terrosa, alcalina terrosa cálcica, carbogasosa e fluoretada

Possui ação estimulante da digestão. Normaliza as funções hepatobiliares. Sua composição levemente magnesiana harmoniza transtornos digestivos.

Fonte Conde D' Eu e D. Isabel - ferruginosa

Fonte Conde D`Eu e D. Isabel (Ferruginosa)

Água mineral bicarbonatada, alcalina terrosa cálcica, alcalino terrosa magnesiana, ferruginosa, carbogasosa e fluoretada

Indicada para astenia e anemia; tônico geral do organismo

Fonte da Beleza - Caxambu

Fonte da Beleza

Água mineral alcalina bicarbonatada, alcalino terrosa cálcica, alcalino terrosa magnesiana, ferruginosa, fluoretada e carbogasosa

Rica em minerais, potencializada pelo gás carbônico e pela ação de doses mínimas de radônio, revigora a pele. Sua água multimineralizada equilibra o complexo eletrolítico do meio humoral do organismo. Agindo sobre a vida celular e órgãos, estimula e tonifica o organismo.O magnésio, cálcio e flúor ajudam na formação da matriz óssea.A presença de sílica fortalece o tecido conjuntivo no organismo fortalecendo as unhas. Sua riqueza em magnésio, cálcio e silicea, amacia, hidrata e acalma a pele.

Fonte Duque de Saxe - Caxambu

Fonte Duque de Saxe (Sulfurosa)

Água alcalina bicarbonatada, alcalina terrosa, alcalina terrosa cálcica, alcalino terrosa magnesiana, fluoretada e carbogasosa.

As águas sulfurosas atuam primordialmente sobre a célula mãe hepática (hepatócito) e secreção biliar. Porém evidencia-se uma ação definida sobre a mucosa do esôfago, estômago e duodeno, devido a que , pelo seu conteúdo em enxofre e sais de sódio, podem neutralizar o ácido clorídrico e a atividade secretória, tendo ação benéfica nas esofagites, gastrites, úlceras, duodenites. Sobre o intestino, supõe-se que a ação seja à nível de estimulação da musculatura lisa. Possui ação colagoga, sendo indicada para o fígado e vesícula biliar, aumentando a produção de bile e a contração da vesícula; fluidifica a bile e dissolve calculose de vias biliares;combate a estase intestinal, com efeito peristáltico e laxativo. Indicada nas flatulências. Antiséptica e desintoxicante do aparelho digestivo, melhorando a defesa do organismo. Seu uso por via oral é indicado no reumatismo.Exercem efeitos clássicos e definidos sobre doenças de pele com ação anti-inflamatória, desensibilizante, antiséptica , ceratolítica e ceratoplástica.
Possui efeito hipoglicemiante nos diabéticos; uso prolongado (3 a 4 semanas)
O gás sulfídrico, disponível no inalador da fonte, é indicado para o sistema respiratório em casos alérgicos e suas complicações.

Fonte D. Pedro II - Caxambu

Fonte D. Pedro II

Água mineral carbogasosa, bicarbonatada,
alcalina terrosa, fluoretada, radioativa forte

Sua riqueza em bicarbonato de sódio, reforça o estímulo da digestão, esvaziando rapidamente o estômago. Indicados para dispepsias e digestões lentas ou insuficientes. Estimulante do apetite. Sua forte radioatividade purifica o sistema hepato-renal, diluindo a bile e a urina, facilitando a expulsão de resíduos da vesícula biliar e das vias urinárias.

Fonte Viotti - Caxambu

Fonte Viotti
Água mineral,fluoretada, ferruginosa, carbogasosa, radioativa

Possui efeito diurético e depurativo. Estimula a função renal deficiente. Sua forte radioatividade (radônio) aumenta a diurese e eliminação de ácido úrico, dissolvendo os cálculos renais, biliares e das concreções artríticas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Banhos Sulfurosos

No século 19, antes de existirem os medicamentos analgésicos, os banhos de água sulfurosa eram muito utilizados para o alívio das dores físicas. De lá para cá, o ritual acabou se tornando uma tradição não só para efeito terapêutico, mas também como fonte de bem-estar. ''O enxofre, seu ingrediente principal, auxilia nas crises do sistema respiratório, processos inflamatórios, alergias cutâneas e tensão muscular, entre outros benefícios. Para quem está saudável, ele melhora a circulação sanguínea, relaxa a musculatura e revigora o organismo'', justifica a fisioterapeuta Teresa Cristina Alvisi, professora de termalismo da PUC-Poços de Caldas (MG) e diretora das Thermas Antonio Carlos, na mesma cidade.

Gostou da ideia? Confira os principais lugares que oferecem banhos termais com água sulfurosa no Brasil.

Águas de São Pedro (São Paulo): Cidade localizada no interior do estado paulista, ela oferece bastante tranquilidade aos visitantes. Há muito opções de lazer, como as trilhas até as cachoeiras, as lindas paisagens e os esportes radicais.

Poços de Caldas (Minas Gerais): Uma cidade mineira que ainda preserva as construções da época dos cassinos e dos grandes bailes. Programas imperdíveis: a cachoeira Véu das Noivas e o passeio de teleférico até o morro São Domingos.

Araxá (Minas Gerais): O município fica próximo ao Triângulo Mineiro e é repleto de passeios gostosos. Para relaxar, não deixe de conhecer as fontes e termas da região, assim como o Museu Dona Beja, que retrata a história da cidade.

Cipó (Bahia): Localizada em pleno sertão baiano e à margem direita do rio Itapicuru, a cidade fica a cerca de 240 quilômetros de Salvador. A principal opção de lazer são as águas medicinais, que chegam a 35º.

Cachoeira Dourada (Goiás): A cidade faz parte do circuito turístico do Triângulo Mineiro. Cenário perfeito para praticar esportes aquáticos, a cidade tem como principal destino a represa formada pela usina hidrelétrica de Cachoeira Dourada.

Monte Alegre (Pará): Em meio à imensidão verde de planície, a cidade está rodeada de serras, lagos e rios. Ladeiras, mirantes e belas paisagens dão graça e personalidade ao local.

Mallet (Paraná): Localizada na região centro-sul do estado paranaense, a cidade foi construída em meio as trilhos da Estrada de Ferro e às margens do rio Charqueada. Colonizada por ucranianos e poloneses no começo do século XX, Mallet ainda preserva a cultura dos imigrantes.

Piratuba (Santa Catarina): É o principal pólo turístico do Oeste Catarinense. O Parque de Águas Termais, amplo e moderno, é a atração mais procurada pelos visitantes à cidade, que passam o dia se divertindo nas diversas piscinas do lugar.

Marcelino Ramos (Rio Grande do Sul): Conhecida como a ''Terra das Águas'', a cidade está localizada cerca da nascente do rio Uruguai, na divisa com o estado de Santa Catarina. Para lazer, saúde e relax, aproveite as opções de águas terminais.

Fonte: Fábio Lazzerini, geólogo, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo.

I Simpósio Brasileiro da Sociedade Brasileira de Termalismo

I Simpósio Brasileiro da Sociedade Brasileira de Termalismo
Termalismo & SPA: Desafios do Milênio
São Paulo, 26 - 28 de novembro, 2010



Informação General

A finalidade do simpósio é reunir o maior número de profissionais envolvidos em Termalismo e SPA. Neste encontro multidisciplinar convidamos para dar aulas os profissionais de maior experiência no tema a ser exposto, independentemente de vínculos com universidades, grupos, indústrias etc.
O encontro será realizado entre os dias 26 e 28 de Novembro no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, sito a Alameda Santos, 85 São Paulo - SP - BRASIL - CEP:01419-000 - Tel: 11 2627-1000

Público-Alvo
O público alvo será composto na sua maioria por médicos, mas eventualmente contaremos com a presença de profissionais que tenham interesse nos temas apresentados, tais como: fisioterapeutas, farmacêuticos, cosmetólogos, esteticistas, enfermeiros, professores de educação física, biomédicos, nutricionistas, biólogos, assistentes sociais, psicólogos, e outros profissionais da área de saúde; bem como geólogos e bioquímicos.
Temário
Termas brasileiras; Estado atual do termalismo na Europa; Hidroterapia; Manejo termal do stress, tabagismo, dor crônica e insônia; pelóides de aplicação crenológica; crenoterapia; nutrologia e exercício físico aplicado a SPAs; SPA e longevidade; Terapias corporais em SPA (drenagem linfática, diatermia e diversos tipos de massagens).