terça-feira, 17 de agosto de 2010

Águas Minerais - Meios Vitais

"As águas minerais atuam sobre perturbações da nutrição geral e metabolismo, sobre temperamentos e constituições mórbidas, com uma eficácia, que não se acha nada que se lhe aproxime nos recursos da terapêutica oficial."
"Segundo Alex Carrel, em seu livro, diz que o meio interior do corpo humano se assemelha à água do mar, contendo células que se comportam como pequenos animais aquáticos, num oceano obscuro e tépido.Os glóbulos sangüíneos se assemelham aos peixes nadando no meio líquido. As células parecem anfíbios vivendo no brejo ou na areia úmida dos órgãos. Cada órgão seria uma bacia cheia de plantas aquáticas e banhadas por um regato, que são os vasos sangüíneos; o líquido da bacia é a linfa intersticial. O organismo humano normal contém 70% de água. Assim, uma pessoa de 70 Kg, possui 50 kg de água em seu corpo, distribuída em seus vasos, em seus espaços lacunares e nas diferentes células dos vários órgãos, em meio iso-iônico e isoviscoso."
" As águas minerais concentram em si qualquer coisa de irreal, de místico, com o seu fundo de divindade, que é quase certo o enfermo, quando há indicação, cheio de esperanças, achar ali a sua cura, pelo conjunto de propriedades curativas, aliadas ao repouso físico e espiritual, que vai desfrutar no ambiente da estância."
" As experiências de Fleig sobre as águas minerais, consideradas como: meios vitais, mostram bem que estas soluções complexas se comportam como líquidos nutritivos e tróficos para as células orgânicas. O que não deixa dúvida, é que o papel das fontes repousa sobre o contato direto da água mineral com o órgão que ela banha, o que se deve à ação da água mineral sobre o equilíbrio do complexo eletrolítico do meio humoral"

Tratamento Hidroterápico das Moléstias do Fígado
Dr. Mário Mourão
médico em Poços de Caldas
1939

Nenhum comentário:

Postar um comentário