sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Homeopatia e Terapia com Águas Minerais

Sou médica homeopata desde 1983 e ao encontrar as terapias com águas minerais em Minas Gerais onde trabalhei durante muitos anos, observei muitas semelhanças e também diferenças entre estes dois sistemas médicos naturais.
Estudo Crenologia ( kreno - fontes de águas mineral) desde 1987 e compartilho aqui algumas impressões que percebi durante anos de vivências, experiências, observações e estudos sobre o assunto.
Uma vez, participei de um concurso de Monografias: O Termalismo e as Medicinas Naturais em 1987.Este tema tão inspirador foi apenas o início de uma longa trajetória e um desafio da minha prática médica, buscando uma integração entre vários sistemas naturais.
Todos os sistemas terapêuticos naturais podem ampliar a visão atual que possuímos sobre o Termalismo, contribuindo para o seu desenvolvimento.
O Termalismo é um sistema com identidade própria e um sistema suficientemente independente, com definições próprias que não devem ser modificadas, pois sua origem é milenar desde a antigüidade greco-romana.O objetivo aqui é ampliar a visão sobre o Termalismo com algumas observações da prática homeopática que irão somar com os princípios terapêuticos termais contribuindo com novas reflexões e abrindo novos horizontes em relação a pesquisa e o estudo sobre o papel da água em nosso organismo.
No Brasil, ao contrário da Europa, não houve um estudo com a metodologia científica tradicional sobre o efeito medicinal das nossas águas minerais por vários motivos históricos, sociais e culturais.Por outro lado, possuímos uma vasta bibliografia sobre a observação clínica de vários médicos crenologistas que trabalharam nas estâncias hidrominerais brasileiras.
Vou enfocar o tema Homeopatia e Águas Minerais por ser a Homeopatia o campo que mais estudei, sabendo que a Antroposofia e a Medicina Ortomolecular também possuem teorias semelhantes com riquíssimas contribuições.
Então vamos lá!
Semelhanças e Diferenças....

Os medicamentos homeopáticos são provenientes dos três reinos: vegetal, mineral e animal.
As águas minerais possuem sais minerais, incluindo gases e radioatividade.
As diluições dos medicamentos homeopáticos são feitos em água.
Os sais minerais das águas são produto da lixiviação das rochas, ou seja, as águas carregam e absorvem os sais minerais das rochas durante seu trajeto.
Os medicamentos homeopáticos são preparados em laboratório.
Os sais minerais na homeopatia são produtos naturais e que são preparados através de trituração e diluídos até se tornarem medicamentos dinamizados e não tóxicos para o organismo.Por exemblo, o cálcio das ostras é a matéria prima para o preparo do medicamento calcarea carbônica.Podemos observar o enxofre, o ferro, fluor nas águas minerais assim como na homeopatia.
As águas minerais são originárias exclusivamente da natureza e o " laboratório " é a própria natureza.

As ações do enxofre, magnesio, silicea, ferro e outros sais no nosso organismo apresentam efeitos terapêuticos descritos de forma muito semelhante nos dois sistemas se estabelecermos um estudo comparativo.
A combinação natural dos elementos entre si nas águas minerais produzem atividades no organismo muito singulares - verdadeiras fórmulas da natureza que ninguém consegue reproduzir artificialmente em laboratório.
Cada fonte possui uma composição química singular e sua ação medicinal é definida pela presença predominante de um determinado elemento mineral ou a ausência de outros elementos; ausência de sais minerais com a presença única e exclusiva de radioatividade já a define a água mineral e com propriedade medicinal.
O estudo científico sobre a ação destes elementos presentes nas águas minerais no organismo humano foi realizado na Europa e comprovado cientificamente.
No Brasil os estudos permaneceram " não científicos" e se desenvolveram em bases empíricas.
As percepções de nossos médicos crenólogos nos revelam observações muito interessantes e seus sentidos desenvolvidos por outros saberes, através de experiência direta dos fenômenos naturais nos oferecem uma vasta literatura que ainda precisa ser estudada com mais cuidado e detalhadamente por pesquisadores da atualidade no Brasil.
A Homeopatia se desenvolveu em experimentação no Homem são e de forma empírica.
Os estudos modernos da Medicina Ortomolecular confirmam as observações experimentais dos médicos crenólogos brasileiros no passado, com inúmeras convergências.
Considerando-se que no período que eles publicaram seus estudos e observações, as análises laboratoriais das nossas águas eram ainda limitadas por carência tecnológica e que não havia conhecimento sobre o papel dos oligoelementos no corpo humano, percebemos que os médicos crenólogos brasileiros possuíam uma percepção impressionante sobre os fenômenos naturais e a saúde humana.

As diluições homeopáticas são feitas em água. As dinamizações são realizadas por diluições sucessivas e sucções do medicamento.

O método de dinamização das substâncias homeopáticas criada por Samuel Hahnemann, se aproxima das idéias dos médicos crenólogos brasileiros que observaram efeitos de cura semelhantes utilizando-se de águas com poucos sais minerais ( águas oligominerais). Doses baixas ou infinitesimais possuem grandes poderes medicinais. A água vem com energia vital ou energia da natureza potencializada no interior da Terra.

A água mineral adquire um poder energético capaz de influenciar o metabolismo do organismo pois se origina das camadas mais profundas da Terra, a partir de um longo processo de diluições sucessivas dos sais minerais e de lixiviação das rochas, ou seja, da passagem das águas nas rochas que então transmitem para as águas seus minerais. Este processo se dá com enriquecimento de gases e outros elementos radioativos que a caracterizam como um medicamento vivo incomparável.

A radioatividade e termalidade da água, acrescidos de gases promovem uma transformação do metabolismo do organismo.

Este medicamento se encontra vivo na natureza e não é preparado em laboratório.A Homeopatia se utiliza da matéria prima da natureza ( três reinos,) porém prepara medicamentos em laboratórios para potencializar os medicamentos.

A energia presente na água revitaliza o organismo, melhorando o sistema imunológico e corrige alterações do metabolismo celular que estão em desordem. Os conceitos sobre energia vital está presente nos dois sistemas, porém possuem conceitos e definições particulares.

A água promove uma desintoxicação e uma limpeza do líquidos do organismo.Verdadeira reciclagem do meio humoral, preparando o terreno para que outras terapias sejam complementadas sinergicamente.

Inúmeros problemas de sáude podem ser corrigidos com as águas minerais e várias pessoas que se beneficiam delas confirmam a mudança de vários distúrbios depois de um período de tratamento ( 21 dias).
Há muitos relatos de remissão de várias doenças crônicas que eram recidivantes antes da cura termal. Doenças das vias urinárias como litíase e infecções crônicas são curadas sem recidivas.
Algumas pessoas relatam que após um período de tratamento com as águas, obtiveram a cura de verrugas e de herpes, etc . Isto se deve ao estímulo do sistema imunológico no organismo.

A força suave dos sais minerais nas águas minerais promovem a saúde e previnem doenças. Uma dose excessiva de um sal mineral pode intoxicar e agredir as célualas , porém em doses mínimas pode curar.

A Homeopatia se preocupa com o doente e não com a doença. Ela percebe o indivíduo como um Todo.

O Termalismo também aborda a pessoa como uma totalidade através do uso de um medicamento, a água, que engloba todas as funções do organismo.
A Homeopatia considera mais os aspectos constitucionais do indivíduo, incluindo os aspectos mentais e emocionais (psicossomáticos).
O Termalismo se propõe à promoção da saúde e prevenção com tratamento natural e o resgate do Homem com seu ambiente natural.
O tratamento com águas minerais é uma grande reserva de saúde e vitalidade para o corpo.

A Homeopatia considera que a " via medicatrix naturae" é a via natural de cura quando um estímulo correto de um medicamento providencia uma auto-regulação do organismo - o sistema homeostático que equilibra o corpo. O que estava em desordem, recupera a sua ordem e harmonia após o uso da medicação. Médicos crenólogos brasileiros também afirmam esta mesma hipótese no mecanismo de recuperação do organismo.
Os sintomas são abordados em sua totalidade.
Há necessidade de uma orientação dietética adequada e a ação da água mineral é melhor quando ingerida em jejum.

O médico homeopata, Dr Schussler, em seus relatos e experimentos define em um parágrafo do seu livro sobre os Sais Minerais e os Tecidos, que a cura com as águas minerais se deve principalmente pela sintonia e semelhança das águas e dos sais minerais com o meio humoral celular e não tanto pela teoria da reposição de sais minerais.Estas investigações e hipóteses também são relatadas pelos crenólogos brasileiros mesmo antes da descoberta da radioatividade nas águas minerais.Segundo os crenólogos, o ferro assimilado no organismo veiculado pelas águas minerais são absorvidos de forma ideal e não há necessidade de uma grande quantidade de ferro na água para promover o restabelecimento do indivíduo e cura da anemia.Muitos se recuperam com doses mínimas.Os crenólogos consideram as águas um verdadeiro alimento vivo.

Como nosso organismo possui 70% de água corporal, é verdadeiro que um tratamento em estância de água termal recupera e revitaliza o organismo humano.

Há então uma mudança de padrão no metabolismo celular, pois este assimila e incorpora uma nova sintonia com a vibração de uma água pura, energética e potencializada com radioatividade e sais minerais.

A termalidade das águas é outra qualidade que facilita a absorção dos sais minerais pelo sistema digestivo.

O Termalismo é uma Medicina Geográfica, ou seja, depende de um ambiente natural - as fontes de águas minerais, a fim de se realizar um tratamento adequado.
As questões ambientais necessitam ser analisadas e estudadas por todos os médicos que trabalham com crenologia ( Kreno -do grego - fontes).

Na Europa, o Termalismo é estudado nas faculdades de Medicina junto à cadeira de Meio Ambiente.
O Desenvolvimento do Termalismo no Brasil necessita de um abordagem apoiada em uma política de sustentabilidade e do estudo dos direitos coletivos ambientais.

Não há médicos crenólogos no Brasil formados na especialidade. Os que a praticam possuem experiência clínica, mas sem títulos de especialista.
Alguns possuem títulos mas foram estudar na Europa.
Assim como os médicos acupunturistas foram à China objetivando trazer a acupuntura para o nosso país oficialmente, muitos homeopatas foram se formar na Inglaterra, na Argentina e na França antes de lecionarem oficialmente no Brasil, por volta de 1980.

O Brasil possui muitos livros editados com autores médicos em Crenologia e que descrevem suas práticas, necessitando de reedição e atualização.
No passado a Crenologia também era ensinada nas Faculdades de Medicina no Brasil, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro ( Faculdade de Medicina e Cirurgia).

O Termalismo inclui o tratamento por via interna ( via oral com as fontes) e via externa (os banhos, duchas, saunas, inalações com águas minerais ) o que também a diferencia das outras práticas médicas.A Climatologia ( ar puro, altitude, clima de montanhas) promovem bem estar e revitaliza.
Esta abordagem da balneoterapia, técnica do Termalismo se assemelha à Hidroterapia, porém o Termalismo utiliza águas minerais e não qualquer água.
Os poderes medicinais dos banhos sulfurosos naturais são indicados em casos de doenças reumáticas e dermatológicas.

Sendo um poderoso e reconhecido veículo terapêutico desde a antigüidade greco-romana, o Termalismo vem sendo resgatado atualmente junto às outras terapias complementares, como a Homeopatia, a Antroposofia, A Medicina Chinesa, a Fitoterapia Nacional, a Medicina Antroposófica e Medicina Ayurvedica no SUS.

Desde 2006 foi aprovada a Portaria pelo Ministério da Saúde que resgata Termalismo no Brasil como prática médica, porém as ações para o seu desenvolvimento dependem de muitas autoridades governamentais, municipais e da população em geral das estâncias hidrominerais. Como o termalismo é uma terapia aplicada pelos médicos apenas em certas regiões do Brasil, dependendo de sua geografia e das fontes para a sua prática , ao contrário de outras terapias complementares que são conhecidas nacionalmente e internacionalmente pela grande maioria dos médicos, há necessidade do apoio do Município e do Governo do Estado para o seu desenvolvimento. Se outros médicos pudessem conhecer esta prática, o Termalismo seria reconhecido e indicado por vários profissionais no Brasil de diferentes regiões, incentivando também o turismo de saúde local nas regiões das estâncias hidrominerais.

Os médicos naturalistas homeopatas e antroposóficos são médicos com conhecimento suficiente para atuarem nesta área sem necessidade de cursos prolongados para especialização em Termalismo.
Apenas um curso de 3 meses seria o suficiente para ensinar o termalismo aos médicos alopatas e naturalistas.

A Nutrição, a Fisioterapia, Exercícios Corporais, Psicologia, Atividades de Lazer e Bem-Estar , a Climatologia e integração do Homem ao seu Ambiente Natural constituem o Termalismo e o definem como uma prática natural multidisciplinar.
Afastar-se dos problemas e estresse do cotidiano é um caminho de reencontro da pessoa com sua essência, interioridade com a recuperação da saúde, do seu bem-estar físico, psíquico e emocional. Sabemos que muitos transtornos psicossomáticos são aliviados com o Termalismo e o uso de massagens, banhos, duchas, dieta adequada, respeitando os ritmos do corpo, aliados ao descanso e lazer.

Muitas pesquisas estão sendo realizadas com a água e seus poderes medicinais.Poderíamos citar o trabalho do pesquisador japonês Emoto em relação a memória da água e o floral de Bach feito a partir de uma água mineral ( Rock Water) que é o único do sistema floral que não é uma flor.Estes segredos e mistérios sobre o papel da água no nosso organismo que ainda não foram totalmente conhecidos cientificamente abrem nossos olhos para uma nova visão e abordagem sobre a Crenologia no Brasil na atualidade e nos remetem ao passado longíquo greco-romano onde elas consideradas milagorsas e sagradas.
Terminamos então com uma reflexão sobre os caminhos que o Termalismo terá no Brasil e espero que o seu desenvolvimento junto às terapias complementares a dignifiquem como uma das ecomedicinas mais antigas do planeta.

Por: Jaqueline de Moraes Cunha
Agosto 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário