segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fisioterapia e Termalismo - História

A Fisioterapia e o Termalismo são ciências milenares cuja afinidade se fundamenta na cura através de uma avaliação do corpo ao estímulo que foi empregado como tratamento.Na verdade, torna-se quase impossível separar as duas ciências, pois ambas utilizam aplicações terapêuticas físicas como recursos de tratamento.
A relação Homem/Água remonta desde os primórdios da raça humana na face da Terra. Quando Gagarin se espantou ante a descoberta que a "Terra é Azul", tal constatação era previsível, pois a água cobre sete décimos desse planeta e não existe ser vivo que sobreviva sem sua existência.
" Um recém-nascido tem 90 por cento de água, uma bola de gordura e proteínas cercada de líquidos; o envelhecimento pode ser visto como nada mais que um ressecamento" Podemos perder até dois terços do nosso peso, mas se perdermos um décimo de água, morreremos.E se a água é nossa constituinte também deve ser nossa reconstituinte. (José Eduardo Petri)
O uso terapêutico das águas começou quando o Homem pré-histórico notou que, lavadas, as feridas saram mais rápido, ou que poderia diminuir suas dores se imergisse a região afetada.
Já na Caldéia existiam balneários, também encontrados na Pérsia e no Egito.A civilização grega trouxe o início da utilização das práticas hidroterápicas enquanto ciência, acompanhadas de massagens e dietas.
Hipócrates desenvolveu a teoria "água, ares, lugares" que discutia a interação e integração do Homem e Natureza como fator essencial para uma existência sadia.
Mas a balneoterapia obteve seu apogeu na Idade Antiga com o Império Romano: em toda a sua extensão de domínio, haviam Thermas; não só para os nobres como também para os soldados e populares.Essas Thermas visavam combater fadigas, avivar energias, curar feridas e tratar males crônicos.
Os Romanos não só impunham novas leis aos povos conquistados como também seus costumes.Isso propiciou que grande parte da Europa e Norte da África também adquirisse o "vício" das práticas Termais.
Com a queda do Império Romano e a passagem para a Idade Média, o corpo foi considerado por muitos como instrumento de pecado e o uso de banhos praticamente desapareceu, chegando mesmo a ser apontado como uma das causas do declínio romano.
Passamos então à um período de obscurantismo quanto ao uso das águas; a maioria dos castelos da época não possuíam sequer banheiras.Paralelamente há um grande desenvolvimento do uso de perfumes."Já não se lavava mais, escondia-se a sujeira", segundo Canabés, higienista francês do século XX.
O Termalismo só ressurgiu na França nos séculos XVII e XVIII quando os reis Luís XII e Luís IV iam " as águas" com suas comitivas: as fontes e banhos foram pouco a pouco redescobertos.
Já em 1750 o cientista inglês Russel, publica tese em favor das curas marinhas, batizando assim a Talassoterapia.
Mas foi no fim do século XIX e início do século XX que o Termalismo passou da era empírica para a clínica, com estudos científicos, sociedades profissionais e controle das águas por análises químicas com um grande desenvolvimento das estâncias hidrominerais por todo o mundo, principalmente na Europa.
No Brasil, já em 1540 existiam menções de Fontes de Água Mineral. Tais descobertas ocorreram juntamente com a ocupação do interior pelos Bandeirantes e sua utilização, embora empírica, como pontos de descanso e cura.
Com a chegada da Família Imperial em 1808, teve início a avaliação médico-científica de nossas estâncias haja visto que nesta época, na Europa, as práticas termais já era um hábito arraigado.
Em 1860 as estâncias sul mineirais, já em início de funcionamento, foram prestigiadas com a visita da Princesa Isabel, dando início a um grande desenvolvimento do Termalismo no Brasil.
Desta época até 1945, nossas estâncias estavam a nível de igualdade com as instalações européias.Entre os anos 20 e 45 viveu-se o apogeu dessa fase.
Com a ocorrência da segunda guerra mundial, o uso de medicamentos alopáticos foi grandemente desenvolvido, devido à necessidade de trazer os feridos o mais rápido possível à linha de combate. Paralelo a essas importantes descobertas seguiu-se o interesse comercial despertado pela possibilidade de sintetizar os remédios necessários ao controle de quase todas as patologias.
Os países do 3o Milênio, nos quais se enquadra o Brasil, serviram de campo experimental dos grandes laboratórios alopatas, colocando a crenoterapia quase em total esquecimento: fecharam-se as cadeiras de Crenoterapia nas Universidades acarretando um desconhecimento e incompreensão de seus benefícios.
Os recursos naturais utilizados como meios terapêuticos deram lugar ao mito da moderna tecnologia farmacêutica.
A crise atual da moderna sociedade urbano industrial está porém conduzindo a um retorno dos meios curativos naturais, entre eles o Termalismo, que estimula as propriedades auto curativas do corpo e os processos fisológicos normais, despontando como uma opção de saúde para as tensões do homem moderno.Estamos no início do reencontro com a natureza, mas já alcançamos alguns espaços importantes para o renascimento do Termalismo como uma forma curativa e profilática.
Os recursos hidroterápicos do complexo Termal seriam:
Balneação:
Banhos de Imersão: (temperatura 370C)
ação sedativa, descongestionate, miorelaxante, analgésica, regeneradora e vasodilatadora, neurotrópica.
Banhos de Turbilhão ( Hidromassagem)
ação anti - edematosa, miorelaxante, analgésica e vaso dilatadora
Duchas Gerais ou Locais
Circular
anti-espasmódica, miorelaxante, sedativa
Ducha escocesa - Ducha de chicote
ação estimulante geral do sistema nervoso, muscular e circulatório
Inalação
ação anti-alérgica, broncodilatadora, estimulante da secreção mucosa, antiséptica,restauradora da mucosa, ação mesenquimatosa ( ou plástica)
Nebulização - vapor sulfuroso frio
ação semelhante a inalação com maior efeito expectorante
Pulverização - Vapor na face
ação anti-inflamatória , rejuvenescedora, vasodilatadora, remove as camadas superficiais da pele.
Saunas
Filandesa ( seca)
Turca ( úmida)
Massagens
Estética Facial
Mecanoterapia
Ginástica médica e estética -
Reeducação de músculos e articulações. É ginástica ativa, quando feita pelo cliente no aparelho. É ginástica passiva quando feita pelo aparelho no paciente. Além de exercitar os músculos e articulações e ser fortificante geral do organismo, estimula o crescimento, digestão, respiração, circulação, sistema nervoso e glandular. Recupera articulações e músculos.podem também ser efetuados exercícios contra resistência ou ativo assistidos.
Autoria: Tereza Cristina Alvisi
Fisioterapeuta, pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP
Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento de Aprendizagem, pela Universidade Estadual de Campinas - SP
Membro do Corpo Científico da Sociedade Brasileira de Termalismo
Fisoterapeuta dos Serviços Termais Municipais de Poços de Caldas - MG.
Fonte: Termalismo no Brasil
Alcides Frangipani
Carlos Ceriani
Fernando Mourão Florailho
Tereza Cristina Alvisi
Marcos Untura F
Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de Minas Gerais
Sociedade Brasileira de Termalismo - Seção Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário