quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ação Terapêutica das Águas Minerais

O ação terapêutica das águas minerais ocorre devido à vários fatores, agindo simultaneamente, e sem dúvida, a radioatividade é um fator apenas a somar aos outros como termalidade, composição e propriedades das água mineromedicinais naturais.
O uso periódico das águas mineralizadas, além da sua ação hidroterápica, promove uma limpeza interna do meio circulante e uma desintoxicação geral do organismo. Uma temporada numa estância hidromineral é salutar, tanto para o físico como para a estafa mental, pelo repouso espiritual, pelas distrações e afastamento temporário dos encargos do trabalho rotineiro e, também, pela ação terapêutica das águas.
Entre as indicações terapêuticas se incluem o nervosismo, inapetência, magreza, perturbações digestivas, reumatismo crônico, moléstias gastro-intestinais, calculose hepática ou renal e esgotamento nervoso.
A administração por via oral é o procedimento pelo qual se ingere quantidades variáveis de água mineromedicinal após uma prévia avaliação médica, constituindo uma verdadeira atitude terapêutica.
O tratamento hidromineral é complexo. Além do uso interno e externo das águas, a massagem, o regime alimentar, as distrações e o clima são meios auxiliares, muitas vezes indispensáveis ao bom êxito do tratamento.
A cura hidropínica (uso interno) , eficaz método terapêutico quando bem prescrito e empregado, mediante controle médico, ingere água mineral em doses determinadas, fracionadamente, obedecendo horários e ritmos certos, tempo de duração do tratamento adequado ao doente e as doenças. Todas as outras modalidades de uso das águas - eventuais, descontroladas e indiscriminadas -representam apenas ingestão de água mineral, não uma cura hidropínica propriamente dita.
O uso das águas minerais deve ser feito preferencialmente em jejum ou longe de refeições.
É recomendável dieta leve e moderada.


Fonte: Hidrologia Médica - Dr. Benedictus Mário Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário