sábado, 31 de julho de 2010

" Pedra nos Rins e Vesícula Biliar" - Epidemiologia associa com maus hábitos alimentares

A litíase do trato urinário, ou " doença de pedra ", é extremamente antiga, como os escritos antigos mencionam várias vezes e que o primeiro cálculo conhecido foi encontrado em sítios pré-históricos ( cerca de 4000 aC). Várias múmias egípcias , incluindo a de Ramsés II, continham cálculos em seu interior.


As causas desta condição são numerosas.

Entre eles , as doenças infecciosas e hábitos alimentares são importantes.

Esta tendência se reflete de forma semelhante em todos os países do mundo em mudança:


- freqüência de litíase
- a idade média dos cálculos apresentados
- dominante na composição destes cálculos,
- localização anatômica onde se formam no trato urinário ,
- razão do sexo masculino / feminino (M / F) na população de pedras .

Basicamente, o desenvolvimento de cálculos biliares pode ser equiparada com as populações socio- económico.

Pode-se muito bem destacar as principais características do desenvolvimento de litíase biliar , comparando a situação dos países em desenvolvimento do que nos países industrializados , principalmente da Europa Ocidental, E.U.A. e Japão, que têm sido feitas mais estudos.

O Tabela I resume as principais alterações epidemiológicos da litíase urinária no mundo.

A incidência de litíase biliar pode ser expressa de duas formas: quer em termos deimpacto.Quer em termos de predomínio.

Impacto

A incidência anual de litíase urinária , que expressa o número de indivíduos com litíase novos diagnosticados a cada ano , foi determinada há cerca de quinze anos , em duas regiões francesas , na Bretanha e do Centro. Ela estava entre 31 e 34 casos novos por 100.000 habitantes. A razão M / F entre 1,3 e 1,4 , mostrando que o homem está mais exposto do que as mulheres para o risco de fazer cálculos. Com base nestes estudos , podemos estimar mais de 20.000 , o número de novos casos de urolitíase observados a cada ano em França.

Predomínio

A prevalência da litíase urina em França é derivada da pesquisa SU.VI.MAX . feita na década de 90 em cerca de 15.000 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 45-60 anos. Os resultados deste estudo mostram que cerca de 10 % dos homens e 5% das mulheres com idade acima de 45 anos têm pelo menos um cálculo urina nas suas vidas. A litíase urinária é uma doença generalizada , bem como diabetes e hipertensão.

Essas três doenças têm um fator de risco comum: maus hábitos alimentares , que explicam , em grande parte , a progressão destas doenças em todos os países ou a sua alta prevalência em alguns grupos populacionais com necessidades especiais comportamentos alimentares tradicionalmente .

Reincidência

A recorrência de pedras é muito comum. Todos os estudos realizados em países industrializados concordam que cerca de 45-50% de indivíduos com litíase fazer pelo menos um segundo cálculo em suas vidas. O SU.VI.MAX inquérito francês levou a conclusões semelhantes como cerca de metade dos indivíduos com litíase que responderam ao inquérito referiram ter litíase dois ou mais episódios .

Localização anatômica dos cálculos e expulsabilidade

Enquanto nos países industrializados, a grande maioria dos cálculos é formada no rim , no entanto, seu destino depende de vários fatores , em particular devido à sua formação , composição, tamanho e ausência de morfologia do trato urinário , especialmente em termos do ureter.

A maioria das pedras que se formam nos rins têm a capacidade de evacuação através do ureter. Isto é normalmente durante a migração ao longo do ureter para desencadear as cólicas terríveis lembrada por muito tempo por todos os que sofreram. Em certos casos, o cálculo pode percorrer todo o caminho com sintomas ureteral pouco ou nenhum e depois ganhar a bexiga , onde é descarregada de forma espontânea com a urina.

Mais da metade dos cálculos são eliminados espontaneamente e , às vezes com tratamento médico , mas sem a intervenção do urologista cirurgião. Na verdade , uma proporção significativa dos cálculos é perdida espontaneamente evacuado. Estes cálculos são, portanto, não analisados. Pensa-se atualmente que pelo menos 65-70% das pedras formadas no trato urinário naturalmente evacuados através da uretra. Menos de 20% das pedras são encontradas no rim e 20% bloqueado no ureter. Porque eles são muitas vezes maiores , pedras nos rins retirados um pouco menos nas mulheres.


Cálculos e Epidemiologia

De uma forma muito esquemática, os cálculos podem ser classificados de acordo com sete grandes categorias:


oxalato de cálcio => Fotos
cálculos de fosfato de cálcio => Fotos
cálculos de fosfato de amonia e magnésio => Fotos
cálculos de ácido úrico => Fotos
a cistina => Fotos
cálculos droga => Fotos
cálculos de composição, raras incomuns, que diziam respeito às suas condições muito especiais



Fotos no site. Vale a pena conferir e ver como formamos pedras no organismo.
Fonte : Centro pela Água - Evian
http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html

Um comentário:

  1. muito bem, muito bom. sempre aprendo muito com tua pesquisa, tenho impresso numa boa apostila o texto inteiro das águas minerais. vou recorrer a ela. motivou-me, novamente. abraços medicinais, maria alice rodovalho de souza, aiuruoca

    ResponderExcluir