sábado, 31 de julho de 2010

Como são formados os cálculos?

Vários fatores contribuem para formação de cálculos:

1) minerais ou compostos orgânicos em concentração excessiva na urina
2) excesso de alimentos e nutrição sem variedade, com comportamento repetitivo
3) bebidas em quantidades não suficientes
4) um volume insuficiente de urina
5) fatores metabólicos individuais facilitando a cristalização na urina
6) Além dos fatores gerais, fatores específicos e particulares relacionados com:

contextos infecciosos
doenças metabólicas de origem genética que podem ter um caráter familiar
doenças adquiridas, que altera a absorção intestinal ou da excreção urinária de várias substâncias
anormalidades anatômicas urinárias


A formação de um cálculo requer várias etapas que ocorrem em períodos ao longo do tempo e variam muito, e algumas podem ser muito curtos , enquanto outros , ao contrário, são muito mais longos .

Isso significa que a litogênese depende de todas as alterações físico-químicas e processos biológicos que levam à formação de cálculo de supersaturação da urina.


O conhecimento dos mecanismos de litogênese é essencial para compreender como os cálculos estão se desenvolvendo e como evitá-los .


Podemos distinguir dois grandes partidos na litogênese : primeiro, a cristalogênese, fenômeno difundido e é observado tanto em indivíduos normais como em indivíduos com pedras e cujo objetivo é reduzir a supersaturação da urina quando é demasiado elevado e, por outro a calculogênese em si, que apenas diz respeito a indivíduos com litíase e relatórios dos processos de retenção, acumulação e conversão de cristal responsável pela formação , crescimento e transformação.

O crescimento do cristal é geralmente expresso de forma intermitente, dependente de hábitos alimentares, ingestão de líquidos, ciclos metabólicos , e para algumas patologias o processo de litogênese aumenta consideravelmente.

A cristalogênese é um processo natural em indivíduos normais.A litíase urinária surge em estados de hipersaturação.

Portanto, a presença de cristais, mesmo que seja menos comum, não é excepcional em indivíduos normais. Uma das razões invocadas para a diferença de comportamento entre a urina de indivíduos normais e litíase é a existência de inibidores, substâncias naturalmente presentes na urina e que são capazes de se opor ao processo de cristalização.

Quando não há equilíbrio entre PROMOTORES e INIBIDORES DA CRISTALIZAÇÃO

A formação de pedra aparece como uma perturbação do equilíbrio constante , intermitente ou ocasional entre dois grupos de substâncias: os desenvolvedores e os inibidores da cristalização.

Os PROMOTORES mais importantes são os íons de cálcio , oxalato, fosfato e ácido úrico.

Eles vêm principalmente da dieta.

Os principais INIBIDORES são o citrato de magnésio, glicoproteínas e glicosaminoglicanos.

CITRATO vem principalmente do nosso metabolismo, mas também pode ser fornecida através dos alimentos, incluindo CITRINOS e KIWI que contenham mais de um grama por 100 gramas de alimento.

O MAGNÉSIO também vem de alimentos, enquanto glicosaminoglicanos e glicoproteínas são produzidas em nossos corpos quando eles fornecem antes de sua eliminação na urina, outras funções além dos inibidores da cristalização.

A primeira consequência da perda de equilíbrio entre promotores e inibidores é um aumento da freqüência de cristalúria; facilmente observados através de uma revisão periódica da urina de litíase recorrente. A presença de cristais em mais da metade das amostras analisadas por um determinado assunto é um sinal de recidiva calculosa nos meses subseqüentes .

Por esta razão , com base no acompanhamento regular da cristalúria e medidas de adaptação da dieta ou terapêuticas sobre os resultados do estudo de cristais urinários são , na maioria dos casos, um dos melhores meios de prevenção a longo prazo da recorrente cálculo.

Influência do pH

O pH urinário , o que reflete a acidez ou alcalinidade da urina, tem um papel na ionização de várias moléculas e urina promotor de inibição. Esta ação tem conseqüências importantes sobre a urina de equilíbrio, especialmente

eficácia da inibição cristalino
nucleação heterogênea de oxalato de cálcio
cristalização espontânea de espécies cuja solubilidade é fortemente dependente do pH em ácido úrico, uratos e fosfatos.

O oxalato de cálcio é o constituinte mais comuns de cálculos urinários .

Como todas as substâncias que se cristalizam na urina, cristais de oxalato de cálcio não podem ser formados a menos que esteja em um estado de supersaturação .


As etapas da litogênese

Litogênese é um processo multifatorial que envolve várias fases. Em termos gerais, podemos identificar sete etapas na formação de um cálculo. Essas etapas se sucedem em um intervalo de tempo muito curto para alguns (poucos segundos a minutos) ou por muito mais tempo para os outros ( algumas semanas a vários meses ou até anos) . Diversas fases deste processo podem ocorrer simultaneamente , como o crescimento e a agregação de cristais.

É possível subdividir a litogênese em duas partes, o crescimento de cristais , observada tanto em indivíduos normais do que em indivíduos com litíase e calculogênese observada somente em indivíduos com litíase, com uma etapa entre os dois: a retenção de cristais .

As sete etapas da litogênese são:


1 supersaturação da urina em uma ou mais substâncias cristalinas ;
2 cristal de germinação , o que corresponde à transição de um estado solúvel para a formação de partículas muito pequenas (menos de um décimo de mícron ),
3 fase de crescimento de cristais formados ( partículas de 100-100 microns) ;
4 fase cristalina de agregação, que faz com que partículas maiores que 100 microns ;
5 retenção de partículas nos rins ou em qualquer outra parte do urinária
6 acréscimo de novos cristais , assegurando o crescimento da computação
7 conversão de cristal

1. Supersaturação

A supersaturação da urina é o mecanismo fundamental necessário para o aparecimento de núcleos de cristal. Isso pode ocorrer quando a concentração da substância exceder seu limite de solubilidade para além do qual a urina não pode dissolver uma quantidade maior da substância. Este limite , chamado o produto de solubilidade (KPS ) da substância corresponde à concentração máxima da substância solúvel e é uma característica dele. Se a concentração da substância é maior que o produto de solubilidade , a solução é chamado supersaturada .

As principais causas de supersaturação são a hipercalciúria, hiperoxaluria, a hiperuricemia, A hiperfosfatúria, hiperacidez ou urina hiperalcalina , bem como falta de concentração de determinadas substâncias , tais como citrato (Hipocitratúria) ou magnésio (hipomagnesúria) urinária .

Algumas causas estão ligadas aos defeitos de nascimento, outros maus hábitos alimentares , outros são uma consequência de certas doenças adquiridas.

Finalmente , os contextos infecciosos, tomando certos medicamentos e anormalidades anatômicas do trato urinário também pode causar pedras.

2. Germinação cristalino

Quando o nível de supersaturação é suficiente , as moléculas dissolvidas indissociáveis que são formados a partir de íons em solução se juntam para formar núcleos de cristal. Esta etapa chamada de nucleação ou nucleação de cristais pode ser expresso em dois modos diferentes , a nucleação e nucleação heterogênea.

a) nucleação homogênea
Em termos de litíase urinária , nucleação homogênea é a cristalização espontânea de uma espécie cujo nível de supersaturação é suficiente para permitir a formação de cristais durante o tempo de trânsito ou de residência da urina em qualquer parte do do trato urinário.

b) nucleação heterogênea
A nucleação heterogênea é a formação de cristais em contato com outras partículas , tais como detritos ou de células epiteliais ou cristais pré-existentes que atuam como indutores . Ela exige níveis de supersaturação inferiores aos necessários para a nucleação homogénea , o que explica a sua participação freqüente no processo da litíase . Ele também explica que a grande maioria dos cálculos consiste em pelo menos duas espécies químicas distintas e cristalina. Nucleação heterogênea é considerado a principal causa de pedras no tracto urinário . Trata-se de várias espécies cristalinas , como o ácido úrico, urato de sódio, brushite e carbapatite whitlockite nucleator que são importantes de oxalato de cálcio.


3. crescimento de cristais


De acordo com o princípio bem conhecido que o " grande come " parte pequena dos cristais sementes formados durante a fase de germinação vai crescer à custa dos outros, o primeiro ficando maior, enquanto o último irá desaparecer. O crescimento de cristais podem crescer por captura de íons que permaneceram na solução , uma vez que permanece supersaturada . Com esta fase de crescimento , os cristais de semente de medição inicial centenas angstroms são transformados em cristais de vários mícrons ou dezenas de microns. O tempo necessário para o crescimento do cristal é geralmente maior do que o tempo de passagem da urina tubular , de modo que os cristais nucleados na néfrons , mesmo nos segmentos proximal, não têm tempo para chegar a um tamanho suficiente pode levar a sua retenção, dentro dos túbulos renais , com diâmetros variando de 15-200 microns.

4. agregação de Cristal

Esta etapa é muito importante nos processos de litíase porque contribui para o rápido aumento no tamanho das partículas . Na verdade , pelas forças de atração e de interações eletrostáticas entre os cristais semente e macromoléculas , que são muitas vezes altamente eletronegativos , grandes agregados , às vezes, superior a 200 microns pode ser formado em menos de um minuto e será realizada em coleta túbulos cujo diâmetro varia entre 100 e 200 microns.

Opor-se o processo de agregação , a organização tem desenvolvido várias defesas que a excreção de substâncias dotadas de propriedades inibidoras da cristalização e flutuações diurnas no pH da urina , incluindo pontuado por refeições.

5. Retenção de partículas

Os cristais formados no lúmen tubular geralmente são formados com a urina do néfron nas cavidades excretoras abaixo. A evacuação é facilitada por diversos mecanismos : em primeiro lugar a presença de um revestimento protetor que cobre o epitélio tubular e reduz o risco de aderência às células cone cristalino, por outro lado, a presença no túbulo distal de Tamm -Horsfall polímero de proteína , que forma um gel que conduziu à restos celulares excretor e pesar os cristais no lúmen tubular.
Pode acontecer que os cristais de apego à superfície de uma célula epitelial. Neste caso , os processos de defesa são ativadas para eliminar esses cristais. Eles incluem uma primeira fase que é a penetração na célula de cristal para destruí-la , então: o primeiro estágio , chamado endocitose , requer várias horas. A segunda fase é a lise gradual dos cristais em lisossomos dentro das células. A endocitose de cristais é um processo lento, que requer cerca de 24 horas . Lise de cristal é ainda mais lento e pode demorar várias semanas.

6. Acréscimo de novas partículas no núcleo inicial


Embora o cálculo permaneça no trato urinário, ele pode crescer e definir novos cristais ou captura de novas moléculas. Na verdade , os cálculos podem ser assintomáticos e sem consequências para o sujeito se manteve em um estado de micropartículas anexado ao epitélio , enquanto eles permanecem limitados. Mas o seu crescimento faz os cálculos clinicamente sintomática, que são numerosos e / ou obstrutiva , potencialmente prejudicial para o rim. A fase de crescimento com base no acréscimo de novas partículas cristalinas que resultam de um crescimento de cristal ativo. Isso requer um alto grau de supersaturação em uma ou mais substâncias litogenosas.


O crescimento do cristal é geralmente expressa de forma intermitente, dependente de hábitos alimentares, ingestão de líquidos, ciclos metabólicos , e para algumas patologias.

Portanto, a presença de cristais, mesmo que seja menos comum, não é excepcional em indivíduos normais. Uma das razões invocadas para a diferença de comportamento entre a urina de indivíduos normais e litíase é a existência de inibidores, substâncias naturalmente presentes na urina e capaz de se opor ao processo de cristalização.

7. Conversão de Cristal


Várias espécies cristalinas formadas na urina e cálculos geradores são termodinamicamente instáveis. Isso significa que eles têm uma tendência natural a evoluir espontaneamente para outra forma cristalina da molécula, termodinamicamente estáveis , caracterizados por um nível mínimo de entalpia .

INIBIDORES DE CRISTALIZAÇÃO

Estas são substâncias que são capazes de se opor , através de um mecanismo específico para a substância ou por um modo mais geral de ação, uma ou mais etapas de sais de cálcio litogênese ( oxalato de cálcio, fosfato cálcio). inibidores conhecidos para cada etapa descrita acima.


Os inibidores pertencem a famílias químicas diferentes. Eles são esquematicamente divididas em dois grupos principais:


inibidores de baixo peso molecular
inibidores Macromoleculares
Inibidores de baixo peso molecular


Eles consistem principalmente de íons de pequeno porte com mono- ou polyatomic incluindo a propriedade de formar complexos com um promotor de ions como o cálcio , o oxalato ou fosfato.

O inibidor de duas das mais abundantes na urina são magnésio e citrato.

O MAGNÉSIO é capaz de complexar e remover o oxalato de cálcio, o que reduz a possibilidade da formação de cristais de oxalato de cálcio.

Da mesma forma,O CITRATO , e a sua capacidade de cálcio complexo , o limite , também, na formação de cristais de oxalato de cálcio .

Além disso, faz com que os íons fosfato - complexo de fosfocitrato que tem propriedades inibidoras contra a cristalização dos fosfatos de cálcio .

Outros íons , incluindo PIROFOSFATOS e ZINCO têm efeitos mais tarde, bloqueando o crescimento dos cristais formados .

Inibidores de alto peso molecular

Estes são os mais numerosos e eles ainda não estão todos identificados. Eles pertencem a famílias químicas diversas , especialmente glicoproteínas e glicosaminoglicano.

Eles agem essencialmente em função da sua natureza , o crescimento e a agregação de cristais e de cristal para adesão ao epitélio. Seu modo de ação está relacionado à sua forte carga eletronegativa e sua capacidade de bloquear o crescimento de sites sobre a superfície dos cristais e das quais elas crescem por captura de íons de novo na urina supersaturada .


Fonte: Centro de Evian Água.França.

Porque a água que bebemos tem muitos benefícios para a saúde humana e é parte do nosso património natural comum , o Centro de Evian Água está empenhado em avançar o conhecimento e difusão da informação existente sobre a Água , Saúde Humana e Meio Ambiente, para o benefício de todos e das futuras gerações .

Center For Water Evian é uma associação regida pela lei 1901. Baseia-se um Comité Científico que reúne mais de vinte pesquisadores de renome internacional que representam diferentes disciplinas relacionadas com a água , nas suas dimensões médica e ambiental.

O Centro Científico da água Evian é composto por 23 especialistas de renome internacional , especialistas em questões de saúde e meio ambiente.

Fonte:
http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html
http://cepe.admisite.com/mission-action/index.html?contenu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário