quarta-feira, 28 de julho de 2010

História. A Princesa Isabel e Caxambu.

Se não fosse por sua água, Caxambu poderia passar desapercebida aos visitantes, apesar de ser um lugar lindo. Acontece, que por um capricho divino, a água daqui tem poderes. Conta a história que, em 1868, veio para esta cidade a Princesa Isabel.
A Princesa Isabel, casada com o Conde d´Eu, desde 1864, tentou durante quatro anos a concepção sem resultados. Fez uso de vários tratamentos daquela época, sem resposta. Recebeu notícias reconfortantes que procediam da Europa, sobre as milagrosas curas de esterilidade pelas águas minerais, que no Velho Mundo, já eram realidade. Em 1868, conheceu as águas milagrosas de Caxambu e nutrida de esperanças resolveu experimentar um tratamento no local. As águas de Caxambu já eram consideradas no Império como as melhores do mundo. Veio acompanhada de seu esposo e do médico Dr. N. Feijó. Não se sabe ao certo quantos dias a princesa ficou em Caxambu.
A Princesa Isabel regressou à corte cheia de vida, alegre, feliz, nutrida de novas esperanças. Estava curada? O tempo logo respondeu, pois nasceram três lindos meninos. Em agradecimento, a Princesa iniciou os trabalhos de construção da Igreja Santa em Isabel em Caxambu. A notícia se espalhou e a nobreza tratou de inaugurar uma estação de tratamento em Caxambu.
A geografia explica o milagre, as águas minerais conservam uma fórmula rica em minerais variados (ferro, manganês, magnésio, lítio, silicatos, bicarbonato, cálcio, enxofre, etc.), radioatividade, além de serem carbogasosas. Há algumas fontes que contém cerca de 25 elementos, entre bases, ácidos e gases. O efeito terapêutico verifica-se sobretudo quando ingeridas na fonte. Por essas qualidades, a mistura de princípios ativos, em doses mínimas de substâncias fixas e emanações de rádio transforma a água mineral em medicamento. São ótimas para o cansaço e stress. As águas são hipotermais (25 a 33 graus centígrados ) facilitando a absorção dos sais minerais no aparelho digestivo.
Em geral, recomenda-se 21 dias de tratamento. Após a chegada, deve-se passar por uma consulta com um médico crenólogo para saber quais os tipos de águas que são boas para cada caso.
O ar puríssimo da montanha, a beleza da paisagem, o sossego bucólico do lugar, concorrem para a recuperação da saúde. No balneário, encontramos os banhos de águas minerais radioativas e duchas escocesas, além de massagens que promovem o relaxamento e o livre fluxo da energia vital no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário