sábado, 31 de julho de 2010

O Diagnóstico de Cálculos Renais e Cuidados

O diagnóstico de cálculo
Os cuidados médicos

A presença de pedras no trato urinário pode ser revelado por vários eventos , incluindo a mais conhecida e mais típica cólica renal.

Mas outros sinais , por vezes, muito mais discretos , podem ser manifestações da doença do cálculo biliar conhecidos ou desconhecidos.

Estes sinais devem ser considerados com cuidado porque podem levar à descoberta de cálculos infectados ou obstrutivos que são particularmente perigosos para os rins e devem ser tratados precocemente .

Os sinais de aviso de um cálculo biliar podem estar associados a presença também de litíase renal.

Os cálculos manifestam seus sinais clínicos de várias maneiras e podem estar associados aos cálculos biliares:


dor
distúrbios digestivos
Infeccção do trato urinário
a presença de sangue na urina
retenção urinária
a expulsão de um cálculo
uma quebra na curva de crescimento em crianças
Medical Imaging ( descoberta da possibilidade de um cálculo assintomático)


DOR


A dor é a manifestação mais comum da presença de uma pedra no trato urinário.

Isso pode resultar em uma dor repentina e extremamente violenta, na parte traseira ou inferior do abdome , localizado ao lado do cálculo e irradia para a virilha.

É a cólica, dor insuportável que não deixa de posição calma e pode ser acompanhada por sintomas gastrointestinais, náuseas ou vómitos. A dor pode durar alguns minutos ou durar várias horas com momentos de pausa.


Digestivo


Dor abdominal, náuseas e vômitos, obstrução são os sinais clínicos que podem ser causados pela presença de pedras no trato urinário. Eles podem ser os únicos sinais clínicos, especialmente em crianças, mas são mais freqüentemente os sinais que acompanham de crises de dor .

A infecção urinária

A sensação de queimação ao urinar ou emissão de urina com mau cheiro ou distúrbios (incluindo o cheiro amonizada ) deve procurar uma infecção urinária que pode -se estar relacionada a um cálculo.

Febre e calafrios são também sinais de infecção. Estes sintomas devem ser levados muito a sério porque sugerem uma infecção do sangue (septicemia), cujo ponto de partida pode ser o rim (pielonefrite). Obstrução por cálculo na urina infectada pode revelar-se febril e cólica renal são uma das urgências urológicas , uma elevação rápida da barreira e drenagem de urina infectada é necessária para evitar a deterioração do rim.

A presença de sangue na urina

A presença de sangue na urina ( hematúria) pode ser traduzida :

- urina escura (hematúria ), devido à presença de um grande número de glóbulos vermelhos
- pela presença de um moderado , mas ainda anormalmente elevado número de glóbulos vermelhos detectados usando a vareta ou o exame microscópico de urina produzida em um laboratório de análises clínicas .
- Hematúria, microscópica ou macroscópica, é uma manifestação comum da presença de pedras.

Retenção de urina

O cálculo é um obstáculo no caminho da urina. Ele pode impedir a sua progressão no rim normal ou ao longo do ureter. Pode também , onde está localizado na bexiga , obstruindo sua saída no momento da micção. Isso resulta em disúria, isto é, uma urgência seguido por dificuldade de esvaziamento completo da bexiga , micção freqüente e baixo volume de urina com freqüência em certos momentos e abundante em outros. Esta situação resultou da presença da computação como uma válvula , obstruindo o colo da bexiga devido à sua posição anatômica baixa.

Em alguns casos , a retenção de urina é completa. Isto se chama a retenção aguda de urina. Pode ser o resultado de duas situações muito diferentes. O primeiro é o impedimento na uretra provocado por um cálculo que , como uma rolha , impede a evacuação de urina , apesar da necessidade sentida pelo sujeito. A presença de pedra na uretra é freqüentemente perceptível ao toque.

A outra situação , mais raro, mas não excepcional , no entanto, é a anúria calculosa . Pode ser devido à obstrução simultânea de ambos os ureteres por dois cálculos diferentes, uma à esquerda e à direita. Isto é acompanhado por obstrução bilateral de cólica renal, insuficência renal aguda e / ou anúria, uma vez que nenhum dos dois rins podem funcionar normalmente durante esse período e que a urina pode fluir livremente para dentro da bexiga . A eliminação das barreiras é uma emergência médica para restaurar o funcionamento normal dos rins .

A expulsão de um cálculo

A emissão espontânea de um primeiro cálculo , durante uma transmissão de urina , sem sinais clínicos anteriores , é um evento observado em cerca de 7 % dos casos. A expulsão de um cálculo em um paciente sem histórico conhecido de pedras deve sempre levar a um exame radiológico para verificar se estão presentes outros cálculos no trato urinário. Embora isso nem sempre seja fácil , a recuperação deste primeiro cálculo , espontaneamente emitida sem dor, é uma oportunidade que temos de tentar aproveitar. Com efeito , a análise de pedra por métodos físicos, tais como espectroscopia no infravermelho pode fornecer informações fundamentais sobre as suas causas e guia muito útil para as explorações médica e aconselhamento dietético ou tratamentos específicos para prevenir a reincidência .


Pedras assintomáticas


Cerca de um em vinte casos, os cálculos são descobertos acidentalmente por imagem médica e a prescrição foi justificada por uma razão diferente da exploração da doença calculosa urinária.

Pode ser uma radiografia do abdome sem preparo (ASP) ou um ultra-som pélvico ou abdominal, e , muito ocasionalmente, um scanner.

Em todos os casos , a descoberta de um cálculo , mesmo assintomáticos, devem ser incentivados à consulta com o seu médico ou especialista do trato urinário (Nefrologista ou urologista).

De fato , nunca é aconselhável manter uma pedra no sistema urinário , pois pode promover o estabelecimento de uma infecção.

Ele também pode crescer e / ou tornar-se parcialmente obstrutivo. Em ambos os casos , as alterações podem ser acompanhadas de uma deterioração irreversível do rim que deveria obviamente ser evitado sempre que possível.


O diagnóstico de cálculo

A confirmação da presença de uma pedra no sistema urinário é feita por diagnóstico de imagem ou seja , por uma ou mais técnicas para visualizar o cálculo , ou, na falta desta, para provar a sua presença.


Ver o cálculo é a obtenção de uma imagem, direta ou indiretamente, através de técnicas modernas de exploração disponíveis para os radiologistas .


Os cuidados médicos

No tratamento sintomático a crise de cólica renal , que é um dos mais dolorosos como sabemos, é uma emergência médica .

Para aliviar o paciente é necessário:


pedir para parar ingerir líquido para não aumentar a distensão do trato urinário já sob pressão a montante do obstáculo,

a injeção intravenosa de um analgésico de ação rápida com anti -inflamatórios para reduzir o inchaço , devido à obstrução do cálculo .

As drogas anti- inflamatórias, tais como cetoprofeno , que foi aprovado para esta indicação, preencham estes critérios .

Se há resistência a este tratamento , é possível recorrer a analgésicos importantes como cloridrato de morfina.

Quando a obstrução é acompanhada de sinais de infecção ou anúria, uma intervenção de emergência urológica é necessário remover rapidamente a obstrução e drenagem do trato urinário.

O tratamento médico da substância de litíase biliar será introduzido mais tarde. Vai depender da natureza e das causas originárias de cálculos litogênicos identificados.

Fonte:Centro de Evian pela água mineral.França.

http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário