quarta-feira, 28 de julho de 2010

Massagens e Hidroterapia

Doenças não ocorrem repentinamente. Entre saúde e a doença aparecem alguns sintomas, com cansaço, dores em determinadas regiões e insônia O início da doença pode manifestar-se física, emocional, mental ou até mesmo espiritualmente. O estado físico e emocional da pessoa, seu comportamento e seu meio ambiente indicarão o tipo de desequilíbrio existente e o tratamento necessário.

Como a água, a massagem também possui efeitos diferentes. Estas duas terapias se completam perfeitamente para atingir benefícios terapêuticos para o corpo.

1) Efeitos sobre o sistema muscular:
A massagem melhora a nutrição e o desenvolvimento do sistema muscular, pois estimula a circulação, atividade celular, suprindo as necessidades do sistema nervoso. Massagens regulares e sistemáticas tornam os músculos mais firmes e elásticos, enquanto a musculatura mais fraca se fortalece.A nutrição sangüínea aumenta três vezes mais rápida através dos músculos quando estes são massageados. A massagem renova o suprimento sangüíneo e alivia a musculatura tensa e dolorida. Ocorre também uma drenagem de resíduos de materiais finais do metabolismo que necessitam ser eliminados e ajuda a nutrir e renovar os tecidos.

A massagem facial ajuda a manter o tônus da musculatura facial e previne a formação prematura de linhas de expressão.

2) Efeitos psicológicos:
Os efeitos psicológicos vão depender do tipo de massagem ou da manipulação. Há uma sensação de relaxamento e revigoramento quando a massagem é suave e não vigorosa, para oferecer bem estar. Os efeitos específicos da massagem variam de acordo com o tipo de manipulação e será variável pelo grau de pressão aplicado em uma área particular do corpo. A pessoa sente mais saudável, mais revigorada e energizada. Pessoas saudáveis podem receber massagens e hidroterapia regularmente tanto para melhorar o psíquico como também manter o corpo saudável. Muitas pessoas que sofrem de stress encontram na hidroterapia combinada com a massagem, alívio de tensões, relaxamento e eliminação de pequenas dores e mal estares. A hidroterapia revigora e encoraja as práticas de exercícios e boa saúde.

3) Efeitos sobre o sistema nervoso:
Os efeitos da massagem sobre o sistema nervoso dependem da reação direta ou reflexa dos nervos estimulados. Efeitos de revigoramento são experimentados sobre todo o sistema nervoso.

4) Efeitos sobre o sistema circulatório –
As técnicas de massagem afetam a qualidade e quantidade de sangue no sistema circulatório. Com o aumento do fluxo de sangue através do sistema circulatório ocorre uma melhor nutrição celular e a eliminação é favorecida. O trabalho do coração é diminuído pelo aumento da circulação da superfície e o processo de formação do sangue é estimulado resultando em um número maior de glóbulos vermelhos e brancos.

5) Efeitos sobre o sistema Linfático:
O sistema linfático é um sistema de vasos e gânglios suplementares ao sistema vascular sangüíneo. Capilares linfáticos são pequenos que coletam linfa do fluido intersticial nos tecidos e de outros vasos linfáticos. Estruturalmente, os vasos mais largos são como veias mas possuem paredes mais finas e possuem maior número de válvulas.
Linfa é a porção do fluido intersticial que é absorvido pelo sistema linfático. É composto de proteínas, sais, água e outras substâncias derivadas do plasma sangüíneo. É através deste fluido que os tecidos recebem nutrição e aporte de materiais para construção.Sem a linfa, os tecidos iriam se tornar secos e sofreriam degeneração. A linfa também é a maneira pela qual os detritos celulares indesejáveis, o excesso de proteína e células gastas são levadas embora.
Melhorando a circulação linfática do organismo, promove-se o equilíbrio da bioquímica interna do organismo , purificando e regenerando os tecidos, normalizando as funções dos órgãos, melhorando a função do sistema imunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário