sábado, 31 de julho de 2010

Centro Evian Água - França

As ações do Centro Evian Água


O Centro de água Evian introduzido em 1999 , possui um amplo programa de ações para avançar a pesquisa sobre a água e sais minerais e tornar esse conhecimento acessível a todos.

Compartilhar o conhecimento sobre a água e a saúde humana

Para saber mais sobre a contribuição da água para a saúde humana e melhor proteger esse recurso valioso , o Centro de Evian Água é a partilha de conhecimentos sobre este elemento vital.
Ela publica uma carta para Informação Científica La lettre de l'eau "E, publicados regularmente na clínica médica Crônica informativa assinado por um perito.
CEPE também o seu website que oferece uma coleção original de documentos que compõem um banco de dados de resumos de registros bibliográficos , títulos "News" , a livraria "e links para outros sites ...

Para apoiar e fazer avançar a investigação sobre a Água

Embora a relação entre água e saúde é claramente estabelecida hoje , ainda há muito a aprender sobre este assunto.
Portanto , o Centro de água Evian incentiva a pesquisa e premia sobre questões fundamentais.
Em 2003, o CPCE tem apoiado essas iniciativas , no montante de 45.750 Euros.



O site do CEPE


O site do Centro de Evian Water permite acesso a todos um documentário sobre a contribuição única de água para a saúde humana :


mais de 2500 referências científicas coletadas e descritas por especialistas e , em seguida, organizados por temas para facilitar a recuperação da informação.
Records sínteses para os cientistas ou Profissionais de Comunicação compartilhar o conhecimento de um especialista nas áreas pertinentes ...
A livraria com uma seleção dos melhores livros sobre o assunto
E também uma secção sobre a urolitíase.A subscrição para sua informação personalizada, Links com outros sítios dedicados à água, saúde e meio ambiente , etc


Periodicamente , a Carta da Água fornece acesso , através de registros , entrevistas e dicas de especialistas em uma atualização dos conhecimentos científicos no domínio da água , os minerais e a saúde humana. É elaborado por um painel de especialistas sobre temas específicos, tais como " filho e hidratação " , cálcio "," Água e Práticas Esportivas ", "mulher"
Você pode ver todos os números " carta de água " No nosso site ou recebê-lo em papel formato subscrever.
Nós também podemos enviar de volta as questões a pedido do Centro Postal Para água Evian , Business Park SILIC - 3 rue Saarinen - Caixa Postal 342-94618 Rungis Cedex.

Ele fornece folhetos educativos :
Estes folhetos estão destinados a ajudar os médicos a aconselhar os seus pacientes e estão disponíveis nas salas de espera . Eles desenvolvem diferentes temas relacionados à água e à saúde como:

"Para que serve a água?"
"Água e atividade física. "

Em 2005 , o Centro de Evian Água concedido pelo sétimo ano consecutivo , os preços de suas pesquisas para um montante de 45.000 € para realizar a pesquisa por
Três eixos:

EVIAN Preço Hidratação e Saúde "
Preço Volvic " oligoelementos e saúde humana "
Badoit Price " Minerais e a Saúde Humana "

Fonte:http://cepe.admisite.com/mission-action/index.html?contenu.html

Como são formados os cálculos?

Vários fatores contribuem para formação de cálculos:

1) minerais ou compostos orgânicos em concentração excessiva na urina
2) excesso de alimentos e nutrição sem variedade, com comportamento repetitivo
3) bebidas em quantidades não suficientes
4) um volume insuficiente de urina
5) fatores metabólicos individuais facilitando a cristalização na urina
6) Além dos fatores gerais, fatores específicos e particulares relacionados com:

contextos infecciosos
doenças metabólicas de origem genética que podem ter um caráter familiar
doenças adquiridas, que altera a absorção intestinal ou da excreção urinária de várias substâncias
anormalidades anatômicas urinárias


A formação de um cálculo requer várias etapas que ocorrem em períodos ao longo do tempo e variam muito, e algumas podem ser muito curtos , enquanto outros , ao contrário, são muito mais longos .

Isso significa que a litogênese depende de todas as alterações físico-químicas e processos biológicos que levam à formação de cálculo de supersaturação da urina.


O conhecimento dos mecanismos de litogênese é essencial para compreender como os cálculos estão se desenvolvendo e como evitá-los .


Podemos distinguir dois grandes partidos na litogênese : primeiro, a cristalogênese, fenômeno difundido e é observado tanto em indivíduos normais como em indivíduos com pedras e cujo objetivo é reduzir a supersaturação da urina quando é demasiado elevado e, por outro a calculogênese em si, que apenas diz respeito a indivíduos com litíase e relatórios dos processos de retenção, acumulação e conversão de cristal responsável pela formação , crescimento e transformação.

O crescimento do cristal é geralmente expresso de forma intermitente, dependente de hábitos alimentares, ingestão de líquidos, ciclos metabólicos , e para algumas patologias o processo de litogênese aumenta consideravelmente.

A cristalogênese é um processo natural em indivíduos normais.A litíase urinária surge em estados de hipersaturação.

Portanto, a presença de cristais, mesmo que seja menos comum, não é excepcional em indivíduos normais. Uma das razões invocadas para a diferença de comportamento entre a urina de indivíduos normais e litíase é a existência de inibidores, substâncias naturalmente presentes na urina e que são capazes de se opor ao processo de cristalização.

Quando não há equilíbrio entre PROMOTORES e INIBIDORES DA CRISTALIZAÇÃO

A formação de pedra aparece como uma perturbação do equilíbrio constante , intermitente ou ocasional entre dois grupos de substâncias: os desenvolvedores e os inibidores da cristalização.

Os PROMOTORES mais importantes são os íons de cálcio , oxalato, fosfato e ácido úrico.

Eles vêm principalmente da dieta.

Os principais INIBIDORES são o citrato de magnésio, glicoproteínas e glicosaminoglicanos.

CITRATO vem principalmente do nosso metabolismo, mas também pode ser fornecida através dos alimentos, incluindo CITRINOS e KIWI que contenham mais de um grama por 100 gramas de alimento.

O MAGNÉSIO também vem de alimentos, enquanto glicosaminoglicanos e glicoproteínas são produzidas em nossos corpos quando eles fornecem antes de sua eliminação na urina, outras funções além dos inibidores da cristalização.

A primeira consequência da perda de equilíbrio entre promotores e inibidores é um aumento da freqüência de cristalúria; facilmente observados através de uma revisão periódica da urina de litíase recorrente. A presença de cristais em mais da metade das amostras analisadas por um determinado assunto é um sinal de recidiva calculosa nos meses subseqüentes .

Por esta razão , com base no acompanhamento regular da cristalúria e medidas de adaptação da dieta ou terapêuticas sobre os resultados do estudo de cristais urinários são , na maioria dos casos, um dos melhores meios de prevenção a longo prazo da recorrente cálculo.

Influência do pH

O pH urinário , o que reflete a acidez ou alcalinidade da urina, tem um papel na ionização de várias moléculas e urina promotor de inibição. Esta ação tem conseqüências importantes sobre a urina de equilíbrio, especialmente

eficácia da inibição cristalino
nucleação heterogênea de oxalato de cálcio
cristalização espontânea de espécies cuja solubilidade é fortemente dependente do pH em ácido úrico, uratos e fosfatos.

O oxalato de cálcio é o constituinte mais comuns de cálculos urinários .

Como todas as substâncias que se cristalizam na urina, cristais de oxalato de cálcio não podem ser formados a menos que esteja em um estado de supersaturação .


As etapas da litogênese

Litogênese é um processo multifatorial que envolve várias fases. Em termos gerais, podemos identificar sete etapas na formação de um cálculo. Essas etapas se sucedem em um intervalo de tempo muito curto para alguns (poucos segundos a minutos) ou por muito mais tempo para os outros ( algumas semanas a vários meses ou até anos) . Diversas fases deste processo podem ocorrer simultaneamente , como o crescimento e a agregação de cristais.

É possível subdividir a litogênese em duas partes, o crescimento de cristais , observada tanto em indivíduos normais do que em indivíduos com litíase e calculogênese observada somente em indivíduos com litíase, com uma etapa entre os dois: a retenção de cristais .

As sete etapas da litogênese são:


1 supersaturação da urina em uma ou mais substâncias cristalinas ;
2 cristal de germinação , o que corresponde à transição de um estado solúvel para a formação de partículas muito pequenas (menos de um décimo de mícron ),
3 fase de crescimento de cristais formados ( partículas de 100-100 microns) ;
4 fase cristalina de agregação, que faz com que partículas maiores que 100 microns ;
5 retenção de partículas nos rins ou em qualquer outra parte do urinária
6 acréscimo de novos cristais , assegurando o crescimento da computação
7 conversão de cristal

1. Supersaturação

A supersaturação da urina é o mecanismo fundamental necessário para o aparecimento de núcleos de cristal. Isso pode ocorrer quando a concentração da substância exceder seu limite de solubilidade para além do qual a urina não pode dissolver uma quantidade maior da substância. Este limite , chamado o produto de solubilidade (KPS ) da substância corresponde à concentração máxima da substância solúvel e é uma característica dele. Se a concentração da substância é maior que o produto de solubilidade , a solução é chamado supersaturada .

As principais causas de supersaturação são a hipercalciúria, hiperoxaluria, a hiperuricemia, A hiperfosfatúria, hiperacidez ou urina hiperalcalina , bem como falta de concentração de determinadas substâncias , tais como citrato (Hipocitratúria) ou magnésio (hipomagnesúria) urinária .

Algumas causas estão ligadas aos defeitos de nascimento, outros maus hábitos alimentares , outros são uma consequência de certas doenças adquiridas.

Finalmente , os contextos infecciosos, tomando certos medicamentos e anormalidades anatômicas do trato urinário também pode causar pedras.

2. Germinação cristalino

Quando o nível de supersaturação é suficiente , as moléculas dissolvidas indissociáveis que são formados a partir de íons em solução se juntam para formar núcleos de cristal. Esta etapa chamada de nucleação ou nucleação de cristais pode ser expresso em dois modos diferentes , a nucleação e nucleação heterogênea.

a) nucleação homogênea
Em termos de litíase urinária , nucleação homogênea é a cristalização espontânea de uma espécie cujo nível de supersaturação é suficiente para permitir a formação de cristais durante o tempo de trânsito ou de residência da urina em qualquer parte do do trato urinário.

b) nucleação heterogênea
A nucleação heterogênea é a formação de cristais em contato com outras partículas , tais como detritos ou de células epiteliais ou cristais pré-existentes que atuam como indutores . Ela exige níveis de supersaturação inferiores aos necessários para a nucleação homogénea , o que explica a sua participação freqüente no processo da litíase . Ele também explica que a grande maioria dos cálculos consiste em pelo menos duas espécies químicas distintas e cristalina. Nucleação heterogênea é considerado a principal causa de pedras no tracto urinário . Trata-se de várias espécies cristalinas , como o ácido úrico, urato de sódio, brushite e carbapatite whitlockite nucleator que são importantes de oxalato de cálcio.


3. crescimento de cristais


De acordo com o princípio bem conhecido que o " grande come " parte pequena dos cristais sementes formados durante a fase de germinação vai crescer à custa dos outros, o primeiro ficando maior, enquanto o último irá desaparecer. O crescimento de cristais podem crescer por captura de íons que permaneceram na solução , uma vez que permanece supersaturada . Com esta fase de crescimento , os cristais de semente de medição inicial centenas angstroms são transformados em cristais de vários mícrons ou dezenas de microns. O tempo necessário para o crescimento do cristal é geralmente maior do que o tempo de passagem da urina tubular , de modo que os cristais nucleados na néfrons , mesmo nos segmentos proximal, não têm tempo para chegar a um tamanho suficiente pode levar a sua retenção, dentro dos túbulos renais , com diâmetros variando de 15-200 microns.

4. agregação de Cristal

Esta etapa é muito importante nos processos de litíase porque contribui para o rápido aumento no tamanho das partículas . Na verdade , pelas forças de atração e de interações eletrostáticas entre os cristais semente e macromoléculas , que são muitas vezes altamente eletronegativos , grandes agregados , às vezes, superior a 200 microns pode ser formado em menos de um minuto e será realizada em coleta túbulos cujo diâmetro varia entre 100 e 200 microns.

Opor-se o processo de agregação , a organização tem desenvolvido várias defesas que a excreção de substâncias dotadas de propriedades inibidoras da cristalização e flutuações diurnas no pH da urina , incluindo pontuado por refeições.

5. Retenção de partículas

Os cristais formados no lúmen tubular geralmente são formados com a urina do néfron nas cavidades excretoras abaixo. A evacuação é facilitada por diversos mecanismos : em primeiro lugar a presença de um revestimento protetor que cobre o epitélio tubular e reduz o risco de aderência às células cone cristalino, por outro lado, a presença no túbulo distal de Tamm -Horsfall polímero de proteína , que forma um gel que conduziu à restos celulares excretor e pesar os cristais no lúmen tubular.
Pode acontecer que os cristais de apego à superfície de uma célula epitelial. Neste caso , os processos de defesa são ativadas para eliminar esses cristais. Eles incluem uma primeira fase que é a penetração na célula de cristal para destruí-la , então: o primeiro estágio , chamado endocitose , requer várias horas. A segunda fase é a lise gradual dos cristais em lisossomos dentro das células. A endocitose de cristais é um processo lento, que requer cerca de 24 horas . Lise de cristal é ainda mais lento e pode demorar várias semanas.

6. Acréscimo de novas partículas no núcleo inicial


Embora o cálculo permaneça no trato urinário, ele pode crescer e definir novos cristais ou captura de novas moléculas. Na verdade , os cálculos podem ser assintomáticos e sem consequências para o sujeito se manteve em um estado de micropartículas anexado ao epitélio , enquanto eles permanecem limitados. Mas o seu crescimento faz os cálculos clinicamente sintomática, que são numerosos e / ou obstrutiva , potencialmente prejudicial para o rim. A fase de crescimento com base no acréscimo de novas partículas cristalinas que resultam de um crescimento de cristal ativo. Isso requer um alto grau de supersaturação em uma ou mais substâncias litogenosas.


O crescimento do cristal é geralmente expressa de forma intermitente, dependente de hábitos alimentares, ingestão de líquidos, ciclos metabólicos , e para algumas patologias.

Portanto, a presença de cristais, mesmo que seja menos comum, não é excepcional em indivíduos normais. Uma das razões invocadas para a diferença de comportamento entre a urina de indivíduos normais e litíase é a existência de inibidores, substâncias naturalmente presentes na urina e capaz de se opor ao processo de cristalização.

7. Conversão de Cristal


Várias espécies cristalinas formadas na urina e cálculos geradores são termodinamicamente instáveis. Isso significa que eles têm uma tendência natural a evoluir espontaneamente para outra forma cristalina da molécula, termodinamicamente estáveis , caracterizados por um nível mínimo de entalpia .

INIBIDORES DE CRISTALIZAÇÃO

Estas são substâncias que são capazes de se opor , através de um mecanismo específico para a substância ou por um modo mais geral de ação, uma ou mais etapas de sais de cálcio litogênese ( oxalato de cálcio, fosfato cálcio). inibidores conhecidos para cada etapa descrita acima.


Os inibidores pertencem a famílias químicas diferentes. Eles são esquematicamente divididas em dois grupos principais:


inibidores de baixo peso molecular
inibidores Macromoleculares
Inibidores de baixo peso molecular


Eles consistem principalmente de íons de pequeno porte com mono- ou polyatomic incluindo a propriedade de formar complexos com um promotor de ions como o cálcio , o oxalato ou fosfato.

O inibidor de duas das mais abundantes na urina são magnésio e citrato.

O MAGNÉSIO é capaz de complexar e remover o oxalato de cálcio, o que reduz a possibilidade da formação de cristais de oxalato de cálcio.

Da mesma forma,O CITRATO , e a sua capacidade de cálcio complexo , o limite , também, na formação de cristais de oxalato de cálcio .

Além disso, faz com que os íons fosfato - complexo de fosfocitrato que tem propriedades inibidoras contra a cristalização dos fosfatos de cálcio .

Outros íons , incluindo PIROFOSFATOS e ZINCO têm efeitos mais tarde, bloqueando o crescimento dos cristais formados .

Inibidores de alto peso molecular

Estes são os mais numerosos e eles ainda não estão todos identificados. Eles pertencem a famílias químicas diversas , especialmente glicoproteínas e glicosaminoglicano.

Eles agem essencialmente em função da sua natureza , o crescimento e a agregação de cristais e de cristal para adesão ao epitélio. Seu modo de ação está relacionado à sua forte carga eletronegativa e sua capacidade de bloquear o crescimento de sites sobre a superfície dos cristais e das quais elas crescem por captura de íons de novo na urina supersaturada .


Fonte: Centro de Evian Água.França.

Porque a água que bebemos tem muitos benefícios para a saúde humana e é parte do nosso património natural comum , o Centro de Evian Água está empenhado em avançar o conhecimento e difusão da informação existente sobre a Água , Saúde Humana e Meio Ambiente, para o benefício de todos e das futuras gerações .

Center For Water Evian é uma associação regida pela lei 1901. Baseia-se um Comité Científico que reúne mais de vinte pesquisadores de renome internacional que representam diferentes disciplinas relacionadas com a água , nas suas dimensões médica e ambiental.

O Centro Científico da água Evian é composto por 23 especialistas de renome internacional , especialistas em questões de saúde e meio ambiente.

Fonte:
http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html
http://cepe.admisite.com/mission-action/index.html?contenu.html

Natureza das Pedras - Ácido Úrico , Oxalato de Cálcio e outros

Os principais constituintes

O principal constituinte significa o constituinte mais abundante de um cálculo, isto é, aquele que representa mais de 50 % do total , ou, se o cálculo é composto por uma mistura de vários constituintes abundantes , aquele cuja a proporção relativa é maior.

Em certos organismos, o oxalato de cálcio são os mais comuns e muitas vezes a maioria , enquanto outros , apresentam-se como o fosfato de cálcio, mas a maioria são frequentemente detectadas em apenas 10-15 % dos casos.

Ao contrário do que foi observado para os dois corpos anteriores , a incidência de ácido úrico diminuiu significativamente em França como em outros países industrializados. No entanto, há uma maioria de três quartos dos que consiste cálculos.

Associações cristalino

Os cálculos são raramente puros. Independentemente da rede de proteínas, sempre presente, mais de 85% das pedras contêm pelo menos duas espécies químicas diferentes , por exemplo, de oxalato de cálcio e fosfato de cálcio ou de oxalato de cálcio e ácido úrico.

Cristal -
Centre Evian pour l´eau
Fonte:http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html

Como prevenir cálculos renais? Beber água e boa alimentação

Tratamento e Prevenção -


1) Corrigir as anomalias metabólicas identificadas
2) Prevenir a recorrência dos cálculos


Em muitos casos, distúrbios metabólicos observados são intermitentes ou moderados , porque eles são a consequência de hábitos alimentares inadequados e , muitas vezes, insuficiente ingestão de líquidos .

Portanto o primeiro passo para o tratamento anti-litíase básico é a cura da diurese, Isso quer dizer que aumentar a ingestão de líquido suficiente para alcançar uma constante diurese inferior a dois litros por dia.


É essencial que estas bebidas sejam distribuídas ao longo do dia e é sempre desejável que a última bebida ocorra à noite antes de deitar.

Em formas reincidentes de nefrolitíase , é essencial para assegurar diluição suficiente de urina durante a noite tomando um copo grande de água ao deitar.

Desta forma, a urina é diluída adequadamente até de manhã , que reduz significativamente o risco de cristalização.

Fonte: Centre Evian pour l´eau.France

http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html

O Diagnóstico de Cálculos Renais e Cuidados

O diagnóstico de cálculo
Os cuidados médicos

A presença de pedras no trato urinário pode ser revelado por vários eventos , incluindo a mais conhecida e mais típica cólica renal.

Mas outros sinais , por vezes, muito mais discretos , podem ser manifestações da doença do cálculo biliar conhecidos ou desconhecidos.

Estes sinais devem ser considerados com cuidado porque podem levar à descoberta de cálculos infectados ou obstrutivos que são particularmente perigosos para os rins e devem ser tratados precocemente .

Os sinais de aviso de um cálculo biliar podem estar associados a presença também de litíase renal.

Os cálculos manifestam seus sinais clínicos de várias maneiras e podem estar associados aos cálculos biliares:


dor
distúrbios digestivos
Infeccção do trato urinário
a presença de sangue na urina
retenção urinária
a expulsão de um cálculo
uma quebra na curva de crescimento em crianças
Medical Imaging ( descoberta da possibilidade de um cálculo assintomático)


DOR


A dor é a manifestação mais comum da presença de uma pedra no trato urinário.

Isso pode resultar em uma dor repentina e extremamente violenta, na parte traseira ou inferior do abdome , localizado ao lado do cálculo e irradia para a virilha.

É a cólica, dor insuportável que não deixa de posição calma e pode ser acompanhada por sintomas gastrointestinais, náuseas ou vómitos. A dor pode durar alguns minutos ou durar várias horas com momentos de pausa.


Digestivo


Dor abdominal, náuseas e vômitos, obstrução são os sinais clínicos que podem ser causados pela presença de pedras no trato urinário. Eles podem ser os únicos sinais clínicos, especialmente em crianças, mas são mais freqüentemente os sinais que acompanham de crises de dor .

A infecção urinária

A sensação de queimação ao urinar ou emissão de urina com mau cheiro ou distúrbios (incluindo o cheiro amonizada ) deve procurar uma infecção urinária que pode -se estar relacionada a um cálculo.

Febre e calafrios são também sinais de infecção. Estes sintomas devem ser levados muito a sério porque sugerem uma infecção do sangue (septicemia), cujo ponto de partida pode ser o rim (pielonefrite). Obstrução por cálculo na urina infectada pode revelar-se febril e cólica renal são uma das urgências urológicas , uma elevação rápida da barreira e drenagem de urina infectada é necessária para evitar a deterioração do rim.

A presença de sangue na urina

A presença de sangue na urina ( hematúria) pode ser traduzida :

- urina escura (hematúria ), devido à presença de um grande número de glóbulos vermelhos
- pela presença de um moderado , mas ainda anormalmente elevado número de glóbulos vermelhos detectados usando a vareta ou o exame microscópico de urina produzida em um laboratório de análises clínicas .
- Hematúria, microscópica ou macroscópica, é uma manifestação comum da presença de pedras.

Retenção de urina

O cálculo é um obstáculo no caminho da urina. Ele pode impedir a sua progressão no rim normal ou ao longo do ureter. Pode também , onde está localizado na bexiga , obstruindo sua saída no momento da micção. Isso resulta em disúria, isto é, uma urgência seguido por dificuldade de esvaziamento completo da bexiga , micção freqüente e baixo volume de urina com freqüência em certos momentos e abundante em outros. Esta situação resultou da presença da computação como uma válvula , obstruindo o colo da bexiga devido à sua posição anatômica baixa.

Em alguns casos , a retenção de urina é completa. Isto se chama a retenção aguda de urina. Pode ser o resultado de duas situações muito diferentes. O primeiro é o impedimento na uretra provocado por um cálculo que , como uma rolha , impede a evacuação de urina , apesar da necessidade sentida pelo sujeito. A presença de pedra na uretra é freqüentemente perceptível ao toque.

A outra situação , mais raro, mas não excepcional , no entanto, é a anúria calculosa . Pode ser devido à obstrução simultânea de ambos os ureteres por dois cálculos diferentes, uma à esquerda e à direita. Isto é acompanhado por obstrução bilateral de cólica renal, insuficência renal aguda e / ou anúria, uma vez que nenhum dos dois rins podem funcionar normalmente durante esse período e que a urina pode fluir livremente para dentro da bexiga . A eliminação das barreiras é uma emergência médica para restaurar o funcionamento normal dos rins .

A expulsão de um cálculo

A emissão espontânea de um primeiro cálculo , durante uma transmissão de urina , sem sinais clínicos anteriores , é um evento observado em cerca de 7 % dos casos. A expulsão de um cálculo em um paciente sem histórico conhecido de pedras deve sempre levar a um exame radiológico para verificar se estão presentes outros cálculos no trato urinário. Embora isso nem sempre seja fácil , a recuperação deste primeiro cálculo , espontaneamente emitida sem dor, é uma oportunidade que temos de tentar aproveitar. Com efeito , a análise de pedra por métodos físicos, tais como espectroscopia no infravermelho pode fornecer informações fundamentais sobre as suas causas e guia muito útil para as explorações médica e aconselhamento dietético ou tratamentos específicos para prevenir a reincidência .


Pedras assintomáticas


Cerca de um em vinte casos, os cálculos são descobertos acidentalmente por imagem médica e a prescrição foi justificada por uma razão diferente da exploração da doença calculosa urinária.

Pode ser uma radiografia do abdome sem preparo (ASP) ou um ultra-som pélvico ou abdominal, e , muito ocasionalmente, um scanner.

Em todos os casos , a descoberta de um cálculo , mesmo assintomáticos, devem ser incentivados à consulta com o seu médico ou especialista do trato urinário (Nefrologista ou urologista).

De fato , nunca é aconselhável manter uma pedra no sistema urinário , pois pode promover o estabelecimento de uma infecção.

Ele também pode crescer e / ou tornar-se parcialmente obstrutivo. Em ambos os casos , as alterações podem ser acompanhadas de uma deterioração irreversível do rim que deveria obviamente ser evitado sempre que possível.


O diagnóstico de cálculo

A confirmação da presença de uma pedra no sistema urinário é feita por diagnóstico de imagem ou seja , por uma ou mais técnicas para visualizar o cálculo , ou, na falta desta, para provar a sua presença.


Ver o cálculo é a obtenção de uma imagem, direta ou indiretamente, através de técnicas modernas de exploração disponíveis para os radiologistas .


Os cuidados médicos

No tratamento sintomático a crise de cólica renal , que é um dos mais dolorosos como sabemos, é uma emergência médica .

Para aliviar o paciente é necessário:


pedir para parar ingerir líquido para não aumentar a distensão do trato urinário já sob pressão a montante do obstáculo,

a injeção intravenosa de um analgésico de ação rápida com anti -inflamatórios para reduzir o inchaço , devido à obstrução do cálculo .

As drogas anti- inflamatórias, tais como cetoprofeno , que foi aprovado para esta indicação, preencham estes critérios .

Se há resistência a este tratamento , é possível recorrer a analgésicos importantes como cloridrato de morfina.

Quando a obstrução é acompanhada de sinais de infecção ou anúria, uma intervenção de emergência urológica é necessário remover rapidamente a obstrução e drenagem do trato urinário.

O tratamento médico da substância de litíase biliar será introduzido mais tarde. Vai depender da natureza e das causas originárias de cálculos litogênicos identificados.

Fonte:Centro de Evian pela água mineral.França.

http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html

" Pedra nos Rins e Vesícula Biliar" - Epidemiologia associa com maus hábitos alimentares

A litíase do trato urinário, ou " doença de pedra ", é extremamente antiga, como os escritos antigos mencionam várias vezes e que o primeiro cálculo conhecido foi encontrado em sítios pré-históricos ( cerca de 4000 aC). Várias múmias egípcias , incluindo a de Ramsés II, continham cálculos em seu interior.


As causas desta condição são numerosas.

Entre eles , as doenças infecciosas e hábitos alimentares são importantes.

Esta tendência se reflete de forma semelhante em todos os países do mundo em mudança:


- freqüência de litíase
- a idade média dos cálculos apresentados
- dominante na composição destes cálculos,
- localização anatômica onde se formam no trato urinário ,
- razão do sexo masculino / feminino (M / F) na população de pedras .

Basicamente, o desenvolvimento de cálculos biliares pode ser equiparada com as populações socio- económico.

Pode-se muito bem destacar as principais características do desenvolvimento de litíase biliar , comparando a situação dos países em desenvolvimento do que nos países industrializados , principalmente da Europa Ocidental, E.U.A. e Japão, que têm sido feitas mais estudos.

O Tabela I resume as principais alterações epidemiológicos da litíase urinária no mundo.

A incidência de litíase biliar pode ser expressa de duas formas: quer em termos deimpacto.Quer em termos de predomínio.

Impacto

A incidência anual de litíase urinária , que expressa o número de indivíduos com litíase novos diagnosticados a cada ano , foi determinada há cerca de quinze anos , em duas regiões francesas , na Bretanha e do Centro. Ela estava entre 31 e 34 casos novos por 100.000 habitantes. A razão M / F entre 1,3 e 1,4 , mostrando que o homem está mais exposto do que as mulheres para o risco de fazer cálculos. Com base nestes estudos , podemos estimar mais de 20.000 , o número de novos casos de urolitíase observados a cada ano em França.

Predomínio

A prevalência da litíase urina em França é derivada da pesquisa SU.VI.MAX . feita na década de 90 em cerca de 15.000 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 45-60 anos. Os resultados deste estudo mostram que cerca de 10 % dos homens e 5% das mulheres com idade acima de 45 anos têm pelo menos um cálculo urina nas suas vidas. A litíase urinária é uma doença generalizada , bem como diabetes e hipertensão.

Essas três doenças têm um fator de risco comum: maus hábitos alimentares , que explicam , em grande parte , a progressão destas doenças em todos os países ou a sua alta prevalência em alguns grupos populacionais com necessidades especiais comportamentos alimentares tradicionalmente .

Reincidência

A recorrência de pedras é muito comum. Todos os estudos realizados em países industrializados concordam que cerca de 45-50% de indivíduos com litíase fazer pelo menos um segundo cálculo em suas vidas. O SU.VI.MAX inquérito francês levou a conclusões semelhantes como cerca de metade dos indivíduos com litíase que responderam ao inquérito referiram ter litíase dois ou mais episódios .

Localização anatômica dos cálculos e expulsabilidade

Enquanto nos países industrializados, a grande maioria dos cálculos é formada no rim , no entanto, seu destino depende de vários fatores , em particular devido à sua formação , composição, tamanho e ausência de morfologia do trato urinário , especialmente em termos do ureter.

A maioria das pedras que se formam nos rins têm a capacidade de evacuação através do ureter. Isto é normalmente durante a migração ao longo do ureter para desencadear as cólicas terríveis lembrada por muito tempo por todos os que sofreram. Em certos casos, o cálculo pode percorrer todo o caminho com sintomas ureteral pouco ou nenhum e depois ganhar a bexiga , onde é descarregada de forma espontânea com a urina.

Mais da metade dos cálculos são eliminados espontaneamente e , às vezes com tratamento médico , mas sem a intervenção do urologista cirurgião. Na verdade , uma proporção significativa dos cálculos é perdida espontaneamente evacuado. Estes cálculos são, portanto, não analisados. Pensa-se atualmente que pelo menos 65-70% das pedras formadas no trato urinário naturalmente evacuados através da uretra. Menos de 20% das pedras são encontradas no rim e 20% bloqueado no ureter. Porque eles são muitas vezes maiores , pedras nos rins retirados um pouco menos nas mulheres.


Cálculos e Epidemiologia

De uma forma muito esquemática, os cálculos podem ser classificados de acordo com sete grandes categorias:


oxalato de cálcio => Fotos
cálculos de fosfato de cálcio => Fotos
cálculos de fosfato de amonia e magnésio => Fotos
cálculos de ácido úrico => Fotos
a cistina => Fotos
cálculos droga => Fotos
cálculos de composição, raras incomuns, que diziam respeito às suas condições muito especiais



Fotos no site. Vale a pena conferir e ver como formamos pedras no organismo.
Fonte : Centro pela Água - Evian
http://cepe.admisite.com/fondDoc/index-cristal.html?contenu-cristal.html

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Água mineral não é reproduzível em laboratório!

Toda água mineral, por menos mineralizada que seja, é uma solução complexa e energética em conseqüência de suas qualidades físicas e químicas.

Após a descoberta da radioatividade os químicos não se deram por vencidos e entenderam que as águas preparadas nos laboratórios, acrescentadas de radônio, equivaleriam às águas radioativas naturais.

Multimineralização e instabilidade são condições indispensáveis das águas minerais de origem profunda que até hoje não foram reproduzidas artificialmente.E tais conceitos mais justificam seu uso junto às fontes, principalmente quando o processo de administração consiste em banhos de imersão.

Benedictus Mário Mourão
Temas de Crenologia
Poços de Caldas
1976

Pesquisas Biofísicas e Emanoterapia

As pesquisas biofísicas estabelecem que o tecido humano acumula o radium em quantidade ínfima, particularmente nos ossos, fígado e baço.Avaliando-se o peso médio deste órgãos em 15 kg, o teor médio em um corpo humano se calcula por 0,015 microgramas de radioelemento. Como um desses microgramas emite 37 mil partículas alfa por segundo, que se somam às 48 mil emitidas pelo radônio, o radium A, o B e o C, calcula-se que os elementos radioativos existentes em nosso corpo emitem 192 milhões de partículas alfa por dia. Muito importante é avaliar , nesta base, o tratamento em uma estação de águas , no espaço de um mês.
Fornau calculou que, bebendo-se um litro de água diariamente, digamos contendo 20 maches, há formação no organismo de 2,5 milhões de partículas alfa por dia ou sejam
75 milhões por mês, quantidade pequena que não perfaz sequer 2% da produção normal dessas partículas em nosso corpo.Tschelnitz, no entanto, assegura que tal aumento passageiro e diminuto já produz efeitos terapêuticos, valiosa opinião que reconhece o valor do fornecimento de energias radioativas adicionais nas estâncias hidrominerais, por intermédio da emanoterapia.

Benedictus Mário Mourão
Temas de Crenologia
Poços de Caldas
Volume 1
1976

Descoberta da radioatividade nas águas minerais

A descoberta da radioatividade nas águas minerais se deu em 1901-1902 por Elster e Geitel na Alemanha e quase simultaneamente por Pochettino e Sella na Itália. Meyer e Mache nas cercanias de St. Joachimstal e Thompson nas fontes de Cambridge.Dois anos depois Himstedt identificou o radônio nas águas minerais.

O Radônio, mecanismo de ação e principais efeitos

Nenhum ser vivo dispensa a ação da radioatividade.
Ela é necessária à vida, como a luz, o calor e a eletricidade.
Dado o seu extraordinário poder energético, somente existe em pequena proporção na Natureza; daí a explicação de ter sido a última forma de energia descoberta.

O interesse biológico das radiações alfa, beta e gama, como expõe com muita clareza San Roman, foi retardado pelo fato de se ter conhecido e estudado primeiramente a ação das doses intensas no corpo humano. Estudou-se de início o poder destruidor dos tubos de radium e dos raios mais penetrantes (raios x e raios gama) sobre a pele, provocando radiodermites.É como se tivéssemos começado por estudar a ação, sobre os seres vivos, do calor, da luz e da eletricidade, aplicando no organismo o calor de cautérios, a luz direta e cegante do sol sobre a retina ou a ação de eletricidade do raio que destrói.Não se pensou, nos primórdios da radioatividade, que elementos tão poderosos, que atravessam corpo opacos, inclusive metais, pudessem ter ação biológica em doses tênues, como as que são proporcionadas pelas águas minerais ou pela atmosfera (radioclimatismo).

Nas águas minerais a ação e o efeito da “terapia débil do radium” ,como se expressam ou autores alemães, são evidentes. A emanoterapia pode ser aplicada sem qualquer efeito nocivo na clássica cura balneária.É a aplicação prática da lei de Arndt & Schultz, de tanto uso na farmacologia experimental, explicando numerosos fenômenos fisiopatológicos e terapêuticos: “ um estímulo débil aumenta a atividade fisiológica na mesma proporção que um estímulo forte a inibe ou a faz cessar”. E a emanoterapia é essencialmente uma forma da estimuloterapia aplicada por intermédio das águas e dos microclimas radioativos.

A descoberta da radioatividade nas águas minerais se deu em 1901-1902 por Elster e Geitel na Alemanha e quase simultaneamente por Pochettino e Sella na Itália. Meyer e Mache nas cercanias de St. Joachimstal e Thompson nas fontes de Cambridge.Dois anos depois Himstedt identificou o radônio nas águas minerais.

No Brasil, quando se realizou no Rio de Janeiro o 4º Congresso Médico Latino-Americano, em agosto de 1909, foi apresentada pelo prof. A. Teixeira Nascimento Bittencourt, com a colaboração do químico general Augusto César Diogo, a memória “ Breve notícia sobre a radioatividade de algumas fontes brasileiras”, que marcou o início dos estudos sobre o importante assunto entre nós.

O radônio provém imediatamente da transformação do radium e, por isso, desprende-se de todos os seus compostos. É elemento de número atômico 86 e massa atômica 222, incolor, gasoso, muito solúvel, difundindo-se facilmente nas águas e nos gases.
Desde 1923, segundo Cintra do Prado, a designação “ emanação” vem sendo usada para os três gases radioativos, acompanhada do nome do elemento mais conhecido da respectiva série: emanação do radium, emanação do tório, emanação do actínio. Os nomes contraídos – radônio, torônio, actínônio – foram propostos em 1918 por Schmidt.

As emanações são quimicamente inertes, constituídas mesmo por moléculas monoatômicas, sendo homólogas dos gases nobres.Sempre tem falhado as tentativas feitas para obrigá-las a entrar em combinações (ensaios de redução, de oxidação, etc)Os gases nobres receberam esta denominação porque não entram em combinação química com qualquer outro elemento, sendo os mais conhecidos o hélio, o argônio, criptônio, neônio e xenônio.

A emanoterapia é praticada por meio de águas minerais radioativas e utiliza-se também a emanação artificial, na qual se adicionam dispositivos especiais para incorporação do elemento radioativo da água.

A radiação alfa emitida pelo radônio está enquadrada na estimuloterapia, fornecendo excitações puramente físicas, com intensa atividade sobre as células, com partículas dotadas de energia cinética extremamente poderosa. Essas partículas agem sobre as moléculas, com as quais entram em contato produzindo alterações sob a forma de iontes eletropositivos e eletronegativos. A emanoterapia está incluída na fisioterapia, pois a sua ação essencial é provocar excitações micromecânicas, que constituem verdadeiros projetis atômicos que bombardeiam todo o organismo.
A penetração do radônio se realiza através da pele, vias respiratórias e tubo digestivo. Embora seja um elemento que não atua quimicamente durante a sua permanência no organismo, por meio da circulação, transmite energia cinética a todas as células. A sua ação é puramente física e a sua eliminação relativamente rápida, não se acumulando e não sendo prejudicial.Em doses adequadas o radônio é totalmente inofensivo.

Em todos os casos o enriquecimento orgânico do radônio se obtém progressivamente, iniciando a radonemia em 15 minutos e atingindo o máximo ao fim de 40 minutos.O tempo de ação é de quatro horas; a eliminação definitiva é prolongada de mais de três horas aproximadamente, o que dá um total de sete horas, no qual o organismo recebe o influxo de excitações micromecânicas.

Admitindo-se este mecanismo de ação, não resta dúvida que a emanoterapia é eficaz como tratamento auxiliar e, em muitos casos, como tratamento básico, o que explica a influência que pode exercer sobre certos distúrbios orgânicos, levando-os a um equilíbrio mais normal, que se pode traduzir por melhoria ou recuperação da saúde.

O emprego da radioatividade das águas minerais como tratamento médico vem tendo aceitação e entre os efeitos radiobiológicos melhor estudados citam-se: aceleração do metabolismo celular; eliminação do ácido úrico, transformando-o numa combinação mais solúvel, de fácil excreção renal; estimulação das secreções internas;regularização da pressão sanguínea; ação diurética; ação antialérgica; ação sedativa com melhoria do sono e do estado geral. Diz Silva Mello, interpretando a ação da emanoterapia:- “ Exerce grande efeito, quer em doentes, quer em indivíduos sãos.A sua aplicação pode ser decisiva em nervosos, fatigados, neurastenizados, que em geral dormem mal e se queixam de outros sintomas, uma série interminável de sofrimentos”.
Fonte:Benedictus Mário Mourão,Temas de Crenologia,Volume I,Poços de Caldas,1976

O Poder Medicinal das Águas Minerais

Alcalinas, sulfurosas, carbogasosas, ferruginosas, magnesianas, radioativas, bicarbonatadas e oligominerais. As águas minerais previnem contra inúmeras doenças, mas é preciso saber ler o rótulo da garrafa e escolher o tipo certo para cada problema. Águas bicarbonatadas, por exemplo, são reconhecidas por sua eficácia no tratamento de insuficiência renal.

E é apostando nesta nova pesquisa médica, que classifica os tipos de água de acordo com seus poderes para a saúde, que está surgindo na Europa um novo tipo de spa, aquele que oferece tratamento de saúde e beleza à base do consumo de água mineral. A Evian, uma das mais conhecidas marcas francesas, está comemorando seus 200 anos, com a inauguração do LÈ Espace Thermal Evian, spa especializado em hidroterapias. Neste centro é oferecido a "terapia de diurese", que dura 21 dias e consiste na ingestão de até quatro litros de água por dia.

"O tratamento é indicado para quem sofre de doenças renais e do metabolismo, de gota e de distúrbios digestivos. Além de beber água nas horas recomendadas pelos médicos do spa, há também sessões de massagens com duchas. O tratamento tem efeito tanto na redução do risco de cálculos renais quanto no combate ao estresse. E quanto à beleza, suaviza a pele, tornando-a macia e brilhante", garante Julien Turri, gerente comercial da marca no Brasil.

Para fazer um spa de hidroterapia, porém, não é preciso ir à Europa. Num país tropical como o Brasil, com uma gigantesca bacia hidrográfica, há fontes de todos os tipos de águas minerais à disposição de quem quer mergulhar fundo num tratamento desses. Basta saber escolher, seguindo orientação médica.

CIÊNCIA - Na França, água mineral é assunto tão sério que elas são controladas pela Academia de Medicina e pelo Ministério da Saúde. O professor Cang Nguyen Ba, da Universidade de Bordeaux, é um dos que garante que o consumo regular de águas de tipo alcalino elimina o risco do aparecimento de cálculos renais. "As águas do tipo alcalina eliminam o excesso de ácido úrico e previnem contra os cálculos renais. Já as águas ferruginosas são mais indicadas para quem sofre de anemia. E a radioativa age como sedativo".

No Brasil, a Associação Brasileira da Indústria de águas Minerais (Abinam) reconhece os efeitos medicinais das águas minerais. Segundo esta entidade, há 12 tipos de água mineral (os dez tipos descritos no quadro e mais dois tipos compostos, a água sulfurosa-laxativa e alcalinoferrosa). As sulfurosas, por exemplo, são receitadas para prevenir e tratar distúrbios do fígado. E podem ser usadas por diabéticos.

Mulheres que bebem pouca água, por exemplo, apresentam maior tendência a ter germes na bexiga. Por isso, os médicos recomendam um litro e meio de água por dia para impedir que os colibacilos subam até a uretra. Para cistite, receitam as águas neutras. Quem tem esse problema, não pode beber águas alcalinas, cuja baixa taxa de acidez favorece o desenvolvimento de colibacilos.

PARA CRIANÇAS - A hidroterapia também é indicada para crianças e até bebês. Para surtir efeito, porém, é preciso cuidado redobrado no que se refere à origem da água consumida. Os especialistas da Abinam fazem um alerta contra grandes empresas que engarrafam a água que sai da torneira, tratada artificialmente com soluções salinas artificiais. Segundo o relatório da entidade, ainda que este tipo de água seja próprio para o consumo (tanto que évendido em supermercados), trata-se de água natural tratada artificialmente e não de água mineral e o consumidor não deve confundi-la com a água mineral natural.

Outro cuidado importante é o que se refere à composição química da água própria para consumo infantil. "Na França, a água considerada potável deve conter menos de 50 mg/l de nitratos. Mas para os recém-nascidos e as crianças as taxas de nitratos devem ser inferiores a 15mg/l. Por isso, crianças só devem beber uma água especial, mineral ou de fonte", diz o professor Boyan Christoforov, chefe do serviço de medicina interna do Hospital Cochin, em Paris.

Já o farmacólogo Jean-Paul Giroud, membro da Academia de Medicina da França, informa que há também contra-indicações a serem observadas na utilização terapêutica das águas minerais. "Água muito mineralizada é desaconselhável para quem tem problemas renais. A presença em excesso de minerais aumenta o risco de cálculos. Em compensação, a água rica em sais minerais só é útil para as mulheres grávidas. As águas muito ricas em sal, como a de Vichy, são desaconselhadas para pessoas com hipertensão", alerta.

A água é o conteúdo principal das células, além de funcionar como meio de transporte de nutrientes. E as necessidades deste líquido variam de acordo com a fase da vida, mas, de modo geral, os médicos recomendam 1 mililitro de água por caloria consumida ou 30 mililitros de água por quilo de peso, o que equivale a 2,5 litros de água/dia.

No caso de suor excessivo, o consumo diário sobe para 1,4 mililitro por caloria. E deve ser maior na gravidez ou nas dietas para emagrecer. Segundo o médico Flávio Rotman, especialista em nutrição e autor de A cura popular pela comida (Editora Record), a água é essencial na prevenção do envelhecimento e na recuperação de doenças crônicas, além de ser útil para o emagrecimento. Nestes casos, o consumo diário deve ser acima de três litros. "Consumindo menos do que isso, o obeso corre o risco de emagrecer por desnutrição e desidratação", alerta Rotman.

NAS DIETAS - Pesquisas mostram que a diminuição da ingestão de água nas primeiras semanas de dieta aumenta em muito a perda de água corporal, devido à desidratação, além de diminuir a proporção de gordura queimada. Por isso, é importante fornecer uma quantidade adequada de água ao organismo obeso durante o período de restrição calórica. "A restrição de água prejudica a queima de gordura", diz Rotman.

O médico explica que o esvaziamento dos alimentos pelo estômago é muito mais rápido quando se come com pouca ou nenhuma água. Esta eliminação rápida, além de não produzir saciedade, favorece o ato de comer mais durante o dia. Quanto maior o consumo de água nas refeições, menor é ingestão de comida. "Beber água durante ou fora das refeições é um hábito saudável para se manter em forma", diz Rotman.

Ele lembra que a água tem inúmeras funções no organismo, como, por exemplo, ajudar na produção da linfa, do sangue e das secreções. Age também como lubrificante das articulações e nos movimentos das vísceras; regula a temperatura corporal e leva enzimas e nutrientes. "Quem bebe pouca água podesofrer prisão de ventre, doença diverticular do intestino grosso e síndrome do cólon irritável", alerta.

A escritora Sônia Hirsch, autora de livros de nutrição, concorda com Rotman e acrescenta que a água umedece os pulmões e refresca. "A carência de água causa acúmulo de toxinas e mau funcionamento de todos os órgãos", diz Sônia. Ela recomenda 1,5 mililitros de água para cada caloria, isto é, três mil mililitros para duas mil calorias. Isto corresponde, em média, a oito copos de água por dia. Na gravidez e durante a amamentação deve-se beber um litro a mais. Os adultos perdem todos os dias 4% do peso corporal em água e crianças, 15%.

Já o médico Stanley Goldfarb, professor da Universidade da Pensilvânia, acredita que beber água é uma maneira eficaz de se livrar dos cálculos renais. Um estudo revelou que homens que bebem maior quantidade de líquidos diminuem suas chances de cálculos renais em 29%, porque a água neutraliza os efeitos nocivos do cálcio, oxalato e de outros minerais formadores de cálculos. Goldfarb receita dois copos de água a cada quatro horas. E este hábito deve ser seguido independentemente do consumo de outros líquidos.

O médico David Sack, professor da Johns Hopkins University, prefere a água mineral naturalmente gasosa, em vez da água sem gás. "A carbonação deixa a água mais ácida, matando a maioria dos germes nocivos à saúde e que causam diarréia", diz Sack.

Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0807/fa0507f.htm


Reportagem extraída do site
CLÍNICA ESPORTIVA - NUTRIÇÃO E PERSONAL TRAINER

Brasil e Europa - Poder Medicinal das Águas Minerais

Alcalinas, sulfurosas, carbogasosas, ferruginosas, magnesianas, radioativas, bicarbonatadas e oligominerais. As águas minerais previnem contra inúmeras doenças, mas é preciso conhecer as suas propriedades medicinais.

E é apostando nesta nova pesquisa médica, que classifica os tipos de água de acordo com seus poderes para a saúde, que está surgindo na Europa um novo tipo de spa, aquele que oferece tratamento de saúde e beleza à base do consumo de água mineral. A Evian, uma das mais conhecidas marcas francesas, está comemorando seus 200 anos, com a inauguração do LÈ Espace Thermal Evian, spa especializado em hidroterapias. Neste centro é oferecido a "terapia de diurese", que dura 21 dias e consiste na ingestão de até quatro litros de água por dia.

"O tratamento é indicado para quem sofre de doenças renais e do metabolismo, de gota e de distúrbios digestivos. Além de beber água nas horas recomendadas pelos médicos do spa, há também sessões de massagens com duchas. O tratamento tem efeito tanto na redução do risco de cálculos renais quanto no combate ao estresse. E quanto à beleza, suaviza a pele, tornando-a macia e brilhante", garante Julien Turri, gerente comercial da marca no Brasil.

Para fazer um spa de hidroterapia, porém, não é preciso ir à Europa. Num país tropical como o Brasil, com uma gigantesca bacia hidrográfica, há fontes de todos os tipos de águas minerais à disposição de quem quer mergulhar fundo num tratamento desses. Basta saber escolher, seguindo orientação médica.

CIÊNCIA - Na França, água mineral é assunto tão sério que elas são controladas pela Academia de Medicina e pelo Ministério da Saúde. O professor Cang Nguyen Ba, da Universidade de Bordeaux, é um dos que garante que o consumo regular de águas de tipo alcalino elimina o risco do aparecimento de cálculos renais. "As águas do tipo alcalina eliminam o excesso de ácido úrico e previnem contra os cálculos renais. Já as águas ferruginosas são mais indicadas para quem sofre de anemia. E a radioativa age como sedativo".

No Brasil, a Associação Brasileira da Indústria de águas Minerais (Abinam) reconhece os efeitos medicinais das águas minerais. Segundo esta entidade, há 12 tipos de água mineral (os dez tipos descritos no quadro e mais dois tipos compostos, a água sulfurosa-laxativa e alcalinoferrosa). As sulfurosas, por exemplo, são receitadas para prevenir e tratar distúrbios do fígado. E podem ser usadas por diabéticos.

Mulheres que bebem pouca água, por exemplo, apresentam maior tendência a ter germes na bexiga. Por isso, os médicos recomendam um litro e meio de água por dia para impedir que os colibacilos subam até a uretra. Para cistite, receitam as águas neutras. Quem tem esse problema, não pode beber águas alcalinas, cuja baixa taxa de acidez favorece o desenvolvimento de colibacilos.

PARA CRIANÇAS - A hidroterapia também é indicada para crianças e até bebês. Para surtir efeito, porém, é preciso cuidado redobrado no que se refere à origem da água consumida. Os especialistas da Abinam fazem um alerta contra grandes empresas que engarrafam a água que sai da torneira, tratada artificialmente com soluções salinas artificiais. Segundo o relatório da entidade, ainda que este tipo de água seja próprio para o consumo (tanto que évendido em supermercados), trata-se de água natural tratada artificialmente e não de água mineral e o consumidor não deve confundi-la com a água mineral natural.

Outro cuidado importante é o que se refere à composição química da água própria para consumo infantil. "Na França, a água considerada potável deve conter menos de 50 mg/l de nitratos. Mas para os recém-nascidos e as crianças as taxas de nitratos devem ser inferiores a 15mg/l. Por isso, crianças só devem beber uma água especial, mineral ou de fonte", diz o professor Boyan Christoforov, chefe do serviço de medicina interna do Hospital Cochin, em Paris.

Já o farmacólogo Jean-Paul Giroud, membro da Academia de Medicina da França, informa que há também contra-indicações a serem observadas na utilização terapêutica das águas mineirais. "Água muito mineralizada é desaconselhável para quem tem problemas renais. A presença em excesso de minerais aumenta o risco de cálculos. Em compensação, a água rica em sais minerais só é útil para as mulheres grávidas. As águas muito ricas em sal, como a de Vichy, são desaconselhadas para pessoas com hipertensão", alerta.

A água é o conteúdo principal das células, além de funcionar como meio de transporte de nutrientes. E as necessidades deste líquido variam de acordo com a fase da vida, mas, de modo geral, os médicos recomendam 1 mililitro de água por caloria consumida ou 30 mililitros de água por quilo de peso, o que equivale a 2,5 litros de água/dia.

No caso de suor excessivo, o consumo diário sobe para 1,4 mililitro por caloria. E deve ser maior na gravidez ou nas dietas para emagrecer. Segundo o médico Flávio Rotman, especialista em nutrição e autor de A cura popular pela comida (Editora Record), a água é essencial na prevenção do envelhecimento e na recuperação de doenças crônicas, além de ser útil para o emagrecimento. Nestes casos, o consumo diário deve ser acima de três litros. "Consumindo menos do que isso, o obeso corre o risco de emagrecer por desnutrição e desidratação", alerta Rotman.

NAS DIETAS - Pesquisas mostram que a diminuição da ingestão de água nas primeiras semanas de dieta aumenta em muito a perda de água corporal, devido à desidratação, além de diminuir a proporção de gordura queimada. Por isso, é importante fornecer uma quantidade adequada de água ao organismo obeso durante o período de restrição calórica. "A restrição de água prejudica a queima de gordura", diz Rotman.

O médico explica que o esvaziamento dos alimentos pelo estômago é muito mais rápido quando se come com pouca ou nenhuma água. Esta eliminação rápida, além de não produzir saciedade, favorece o ato de comer mais durante o dia. Quanto maior o consumo de água nas refeições, menor é ingestão de comida. "Beber água durante ou fora das refeições é um hábito saudável para se manter em forma", diz Rotman.

Ele lembra que a água tem inúmeras funções no organismo, como, por exemplo, ajudar na produção da linfa, do sangue e das secreções. Age também como lubrificante das articulações e nos movimentos das vísceras; regula a temperatura corporal e leva enzimas e nutrientes. "Quem bebe pouca água podesofrer prisão de ventre, doença diverticular do intestino grosso e síndrome do cólon irritável", alerta.

A escritora Sônia Hirsch, autora de livros de nutrição, concorda com Rotman e acrescenta que a água umedece os pulmões e refresca. "A carência de água causa acúmulo de toxinas e mau funcionamento de todos os órgãos", diz Sônia. Ela recomenda 1,5 mililitros de água para cada caloria, isto é, três mil mililitros para duas mil calorias. Isto corresponde, em média, a oito copos de água por dia. Na gravidez e durante a amamentação deve-se beber um litro a mais. Os adultos perdem todos os dias 4% do peso corporal em água e crianças, 15%.

Já o médico Stanley Goldfarb, professor da Universidade da Pensilvânia, acredita que beber água é uma maneira eficaz de se livrar dos cálculos renais. Um estudo revelou que homens que bebem maior quantidade de líquidos diminuem suas chances de cálculos renais em 29%, porque a água neutraliza os efeitos nocivos do cálcio, oxalato e de outros minerais formadores de cálculos. Goldfarb receita dois copos de água a cada quatro horas. E este hábito deve ser seguido independentemente do consumo de outros líquidos.

O médico David Sack, professor da Johns Hopkins University, prefere a água mineral naturalmente gasosa, em vez da água sem gás. "A carbonação deixa a água mais ácida, matando a maioria dos germes nocivos à saúde e que causam diarréia", diz Sack.

Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0807/fa0507f.htm

CLÍNICA ESPORTIVA - NUTRIÇÃO E PERSONAL TRAINER

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Radioatividade e o Efeito Hormesis

Segundo informações sobre pesquisadores no Japão e estudo recentes do Ipen ( Instituto de Pesquisa e Energia Nuclear) sobre os efeitos do radônio nas águas minerais sobre o organismo, podemos citar o trabalho sobre o efeito Hormesis, ou seja, que uma pequena quantidade de fracas radiações do radônio estimula nossas células, revitalizando-as e melhorando a circulação capilar. Esta renovação melhora as defesas imunológicas e a capacidade natural de cura do organismo. Quando nós inalamos o radônio, ela melhora nossas funções anti-oxidantes. As funções anti-oxidantes eliminam oxigênio ativo, que são conhecidos como os causadores de envelhecimento e de muitas doenças do cotidiano. O radônio previne as doenças e arteriosclerose.

Radioatividade e efeitos medicinais

Segundo estudos realizados por F. C. Harrison e W. H. B. Aikins, a radioatividade das águas, associada à sua termalidade e à sua composição físico-química, exercem as seguintes ações terapêuticas sobre o organismo, quando tomadas internamente ou conjuntamente com os banhos de imersão e respirados os gases radioativos desprendidos nas fontes. A propósito, convém que se tenha em mente a “equivalência das medidas de radioatividade” :
São, pois, seus principais efeitos:
1- Aumentam a diurese e favorecem a eliminação do ácido úrico, a dissolução de cálculos renais e biliares e das concreções artríticas.
2- Diminuem a viscosidade sanguínea.
3- Abaixam a pressão arterial dos hipertensos.
4- Melhoram a digestão, neutralizam a hiper acidez gástrica e corrigem a hipotonicidade intestinal, sendo indicadas no tratamento das gastrites e da prisão de ventre.
5- Exercem ação analgésica nas afecções reumáticas e nevrites.
6- Estimulam as glândulas de secreção interna e a sexualidade.
7- Diminuem a glicosúria dos diabéticos e a albuminúria nos nefríticos
8- Outrosim, ainda dependendo de sua composição físico-química em sais minerais, as águas telúricas têm outras indicações clínicas:

Inaloterapia com Água Sulfurosa

As águas sulfurosas fornecem enxofre assimilável, desempenhando ação mucolítica, promovendo estimulação dos movimentos ciliares e também com efeito cicatrizante.As águas sulfurosas pelos seus efeitos tróficos, anti-sépticos, excitossecretores e vasodilatadores podem facilitar a recuperação da mucosa afetada nos casos crônicos.São as águas soberanas para o tratamento na crenoterapia para o aparelho otorrinolaringológico.
Cumpre lembrar que nas temporadas de cura termal do aparelho respiratório, em todas faixas etárias, o fator climático, a despoluição e a cinesioterapia pneumológica, representam elementos complementares terapêuticos da maior relevância, reforçando a Crenoterapia.

Água Mineral Radioativa - Emanações

As emanações radioativas desta água oligomineral chegam as vias respiratórias superiores e inferiores, até a circulação pulmonar.Desprendendo radônio, rapidamente difundido e absorvido na árvore respiratória, comportam-se como sedativas, antialérgicas, antiálgicas, descongestionantes e antinflamatórias; ainda dispõe de poderes dessensibilizantes e restauradores do equilíbrio neurovegetativo.

Inaloterapia

Durante muitos anos a crenoterapia foi a única terapêutica com eficácia comprovada nas doenças respiratórias. As águas sulfurosas atuam de diversas maneiras, entre elas: antialérgica, broncodilatadora e antiséptica.

Constitui na aplicação direta dos vapores sobre as vias respiratórias superiores e inferiores. Sua ação reside na recuperação da mucosa respiratória através da ação direta e absorção dos elementos mineralizantes.

Indicações

É indicada nas moléstias de fundo alérgico: asma, bronquite, sinusite, afecções rino-faringeanas.Rinites, sinusites, faringites, laringites, bronquites, asma brônquica, otites e todas as afecções de ouvido promovendo a drenagem da trompa de Eustáquio (otites recidivantes infantis que se associam a rinofaringites crônicas, otite serosa, seromucosa e verdadeira, drenadas ou não; indicadas para preparação de determinadas timpanoplastias)

Contra-indicações

1) Processos infecciosos em fase ativa e, em geral, as enfermidades agudas de qualquer natureza.
2) Quadros clínicos crônicos com mau estado geral.
3) Processos alérgicos em fase hiperérgica.
4) Bronquites hemoptóicas. Bronquiectasias e enfisema.
5) Tuberculose e refluxogastroesofagiano.

Massagens e Contra-indicações

• As massagens são contra-indicadas em pessoas com sérios problemas cardíacos ou câncer.
• Pessoas com osteoporose avançada não podem sofrer pressões mecânicas vigorosas durante a massagem
• Aquelas com uso de pinos na região de quadril
• Evitar massagem sobre a pele inflamada ou com eczema, psoríase ou herpes-zoster
• Não massagear regiões de abdome e sacra durante gravidez. Não massagear pontos contra-indicados na gravidez.
• Estado febril ou doenças infecciosas

Benefícios da Hidroterapia

Quase todas as pessoas saudáveis ocasionalmente possuem alguma condição física que pode ser melhorada pela hidroterapia. Quando o alívio é obtido, ocorre uma sensação renovada de bem estar. Não importa qual a condição de saúde que a pessoa se encontre, a boa hidroterapia irá fazer a pessoa se sentir bem melhor.


A seguir, uma lista das principais situações que são mais freqüentemente aliviadas por tratamentos hidroterápicos regulares.

A tensão muscular é aliviada.
Com o alívio das tensões, há menos stress e a pessoa é capaz de lidar melhor com as situações emocionais.
Fadiga mental e física é aliviada promovendo uma energia renovada.
Dores torácicas, lombares e de pescoço causadas por contraturas podem ser aliviadas.
Os músculos se tornam mais firmes.
A circulação melhora e também o tônus da pele.
O metabolismo corporal é melhorado.
Relaxamento profundo e alívio da insônia.
Obesidade e músculos flácidos podem ser melhorados quando combinados com dieta adequada e programas de exercício.

Massagens e Hidroterapia

Doenças não ocorrem repentinamente. Entre saúde e a doença aparecem alguns sintomas, com cansaço, dores em determinadas regiões e insônia O início da doença pode manifestar-se física, emocional, mental ou até mesmo espiritualmente. O estado físico e emocional da pessoa, seu comportamento e seu meio ambiente indicarão o tipo de desequilíbrio existente e o tratamento necessário.

Como a água, a massagem também possui efeitos diferentes. Estas duas terapias se completam perfeitamente para atingir benefícios terapêuticos para o corpo.

1) Efeitos sobre o sistema muscular:
A massagem melhora a nutrição e o desenvolvimento do sistema muscular, pois estimula a circulação, atividade celular, suprindo as necessidades do sistema nervoso. Massagens regulares e sistemáticas tornam os músculos mais firmes e elásticos, enquanto a musculatura mais fraca se fortalece.A nutrição sangüínea aumenta três vezes mais rápida através dos músculos quando estes são massageados. A massagem renova o suprimento sangüíneo e alivia a musculatura tensa e dolorida. Ocorre também uma drenagem de resíduos de materiais finais do metabolismo que necessitam ser eliminados e ajuda a nutrir e renovar os tecidos.

A massagem facial ajuda a manter o tônus da musculatura facial e previne a formação prematura de linhas de expressão.

2) Efeitos psicológicos:
Os efeitos psicológicos vão depender do tipo de massagem ou da manipulação. Há uma sensação de relaxamento e revigoramento quando a massagem é suave e não vigorosa, para oferecer bem estar. Os efeitos específicos da massagem variam de acordo com o tipo de manipulação e será variável pelo grau de pressão aplicado em uma área particular do corpo. A pessoa sente mais saudável, mais revigorada e energizada. Pessoas saudáveis podem receber massagens e hidroterapia regularmente tanto para melhorar o psíquico como também manter o corpo saudável. Muitas pessoas que sofrem de stress encontram na hidroterapia combinada com a massagem, alívio de tensões, relaxamento e eliminação de pequenas dores e mal estares. A hidroterapia revigora e encoraja as práticas de exercícios e boa saúde.

3) Efeitos sobre o sistema nervoso:
Os efeitos da massagem sobre o sistema nervoso dependem da reação direta ou reflexa dos nervos estimulados. Efeitos de revigoramento são experimentados sobre todo o sistema nervoso.

4) Efeitos sobre o sistema circulatório –
As técnicas de massagem afetam a qualidade e quantidade de sangue no sistema circulatório. Com o aumento do fluxo de sangue através do sistema circulatório ocorre uma melhor nutrição celular e a eliminação é favorecida. O trabalho do coração é diminuído pelo aumento da circulação da superfície e o processo de formação do sangue é estimulado resultando em um número maior de glóbulos vermelhos e brancos.

5) Efeitos sobre o sistema Linfático:
O sistema linfático é um sistema de vasos e gânglios suplementares ao sistema vascular sangüíneo. Capilares linfáticos são pequenos que coletam linfa do fluido intersticial nos tecidos e de outros vasos linfáticos. Estruturalmente, os vasos mais largos são como veias mas possuem paredes mais finas e possuem maior número de válvulas.
Linfa é a porção do fluido intersticial que é absorvido pelo sistema linfático. É composto de proteínas, sais, água e outras substâncias derivadas do plasma sangüíneo. É através deste fluido que os tecidos recebem nutrição e aporte de materiais para construção.Sem a linfa, os tecidos iriam se tornar secos e sofreriam degeneração. A linfa também é a maneira pela qual os detritos celulares indesejáveis, o excesso de proteína e células gastas são levadas embora.
Melhorando a circulação linfática do organismo, promove-se o equilíbrio da bioquímica interna do organismo , purificando e regenerando os tecidos, normalizando as funções dos órgãos, melhorando a função do sistema imunitário.

Sauna e Contra-Indicações

CONTRA-INDICAÇÔES

a) doenças infecciosas b) estado gripal, como qualquer estado inflamatório
b) cardioangioplastias ( insuficiência cardíaca, aneurismas, arterioescleroses avançada)
c) trombose cornonária, mesmo depois da cura clínica
d) discrasias sanguíneas
e) carcinoma
f) enfisema
g) estados de desnutrição (emagrecimento e anemia)
h) varizes (se agravam com a vasodilatação)
i) senilidade
j) período menstrual e gravidez
k) pressão arterial alta
l) cálculos renais
m) uso de diuréticos pois o suor aumenta a perda do íon sódio.

Sauna e suas Indicações

INDICAÇÕES

a)estafa e fadiga em pessoas habitualmente saudáveis
b) indivíduos saudáveis, porém com vida sedentária
c) ativa e tonifica o sistema cardiovascular e possui efeito sedativo sobre o sistema nervoso
d) artrose, reumatismos articulares, mialgias, contraturas musculares
e) obesidade; apenas o uso da sauna sem orientação dietética e médica não trará resultados positivos e duradouros
f) normotensos ou moderadamente hipertensos (com boa função renal)
g) bronquites e sinusites crônicas

Verão e os banhos de sauna - Dicas

Os banhos de sauna tomados durante os calores do verão têm possibilidade de provocar sensação de náusea, decorrente da perda de sal, devido à intensa sudorese. Como medicação ingerir água salgada, para repor o cloreto de sódio. Após a sauna absolutamente não fazer nenhum esforço físico para ser aproveitado, ao máximo, a distensão provida pelo calor seco. É permitida a ingestão de alimentos leves depois do período final de descanso. Evitar bebidas alcoólicas. Finalizada a sauna largar-se em repouso, deitado, em recinto tranqüilo, semi-obscurecido e de silêncio, com olhos cerrados, procurando-se desligar-se, a fim de desfrutar o relax na totalidade. O banho de sauna uma vez por semana é um ato de saúde física e espiritual.

Instruções aos Saunistas

Submeter-se ao exame médico

A sauna não é um banho comum: trata-se de banho em elevada temperatura. Nunca exagerar, seguindo com correção o ritual saunístico e as prescrições médicas.As pessoas de boa saúde, jovens e adultos, suportam perfeitamente a sauna, não havendo contra-indicações.Nos indivíduos que tendem à hipotensão, se não previstas medidas e precauções especiais, entre as quais a redução do tempo de permanência na câmara térmica, pode surgir um estado de prostração e sonolência.Nos hipertensos, mesmo de média elevação da pressão arterial, somente podem usar a sauna após acurado exame cardiológico e permissão médica.Um prolongado jejum, seguido de sauna, pode provocar hipoglicemia, cujos sintomas são sudorese profunda, palidez, hipotensão e, às vezes, lipotimia.
O banho de sauna é administrado, no mínimo, três horas após a última refeição. Antes de iniciar o tratamento, esvaziar os emunctórios e tomar um belo banho de chuveiro morno com sabonete. Não é preciso molhar os cabelos, pois os cabelos molhados ficam mais quentes que os secos. Permanecer recostado ou deitado dentro da sauna com os músculos relaxados.A posição sentada não é recomendável: a cabeça estando mais alta recebe mais calor que o corpo.A sauna pode ser intercalada com saídas constantes dos balneantes que não suportam calor em demasia. Não conversar e nem rir estridosamente dentro da sauna.Obedecer com rigor a duração do tempo do banho de contraste. As pessoas idosas e os infantes devem ter cuidado com a termorregulação, aconselhando-se ligeiro repouso, em temperatura ambiente, antes de servirem-se do banho de contraste.Terminada cada sessão hidratar-se com água potável, água mineral ou suco de frutas.

Sauna - Modo de usar

A sauna possui duas modalidades de uso, nas quais as temperaturas são diferentes, como diferentes são as seqüências do tratamento citadas abaixo.A permanência dentro da câmara de sauna segue o preceito da tolerância individual, ou seja quando o agradável começa a dar lugar ao desagradável saia imediatamente da câmara térmica.Em regra para tatear a sensibilidade de cada paciente recomenda-se que a primeira sessão deva ser de 5 a 10 minutos, que são os mínimos tempos usados; o máximo de permanência, em qualquer caso, sem exceção, é de 20 minutos.

Sauna Desintoxicante
(Temperatura máxima de 75o C, média entre 60 a 65o C; 2 a 3 vezes por semana; 2 vezes por mês para prevenção; diários com indicação médica)
1a sessão
a - banho de chuveiro comum, de preferência morno, ensaboar bem;
b – sauna, 10 a 20 minutos (prática gradual: partir do 10 degrau até o mais alto;
c – chuveiro frio ou ducha circular fria: 30 a 60 segundos
d – piscina fria (facultativa), até 3 minutos, com movimentação do corpo, sendo proibido ficar imóvel;
e – repouso entre 15 a 30 minutos

2a sessão
a - banho de chuveiro comum, de preferência morno, simples, sem sabonete;
b – sauna, 10 a 20 minutos
c – chuveiro frio ou ducha circular fria, 30 a 60 segundos
d – piscina fria (facultativa) até 3 minutos, com movimentação
e – repouso, 15 a 30 minutos
f – ducha escocesa, 2 minutos quente e 30 segundos fria, terminando com jato quente nos pés
g – repouso, posição clinostática, 60 minutos no mínimo

Sauna Calmante
(Temperatura 50o C)

a – Banho de chuveiro comum, morno, ensaboar bem
b – sauna, 10 a 20 minutos
c – chuveiro morno, 60 segundos
d – não usar piscina ou qualquer outro contraste frio
e – repouso 20 a 30 minutos
f – ducha circular morna, 2 minutos
g – repouso, posição clinostática, 20 a 30 minutos.

Massagens

As massagens manuais são feitas antes ou nos intervalos do banho de sauna, nunca no final do tratamento.

Sauna e seu ritual técnico

Ritual Técnico

Ao entrar na sauna logo se sente um calor agradável. Os bancos já estão aquecidos. Antes de se sentar, é aconselhado colocar uma toalha úmida. Deve-se inicialmente utilizar o lance mais baixo terminando com o mais alto. Durante o banho de sauna procure relaxar o máximo possível. Após o início do suor, deve-se esfriar o corpo com água fria ou piscina para fechar os poros e diminuir a temperatura e descansar se possível o dobro do tempo que esteve na sauna. Voltar a sauna mais umas duas ou três vezes, sempre resfriando o corpo, em seguida segue-se o repouso até que a temperatura do corpo volte ao normal.Recomenda-se que os banhos desintoxicantes sejam de 2 ou 3 vezes por semana para exercer todos os conceitos aqui emitidos.Em casos especiais, com orientação médica podem ser diários ou em dias alternados, diminuindo-se o tempo de permanência.

Contra-indicações

Desde que se trate de pessoa normal não tem nenhuma contra-indicação não sendo necessário que seja habituado porque o esforço físico é mínimo. As pessoas portadoras de distúrbios circulatórios devem consultar o médico.A essência de eucalipto é empregada como balsâmico, em afecções catarrais das vias respiratórias.

Sauna e seu valor terapêutico

O calor da sauna acelera o funcionamento das funções vitais e como conseqüência concorre para alívio das tensões nervosas, insônia, dores de cabeça, excesso de peso e pequenas dores artríticas. A sauna purifica o corpo, liberando toxinas do tecido mais profundo.O banho de sauna deve ser de 10 a 15 minutos, sendo para o iniciante metade do tempo e o máximo de tempo em quaisquer casos, sem exceção, 20 minutos.A permanência dentro da sauna segue o preceito da tolerância individual, ou seja, quando o agradável começa a dar lugar ao desagradável saia imediatamente da câmara térmica.

Sauna, um ritual de limpeza e relaxamento

Ritual de Limpeza

O suor é um recurso usado pela natureza para higiene do corpo. A sauna é assim auxiliar a natureza na sua tarefa de manter o corpo limpo de impurezas. O calor da sauna provoca o livre escoamento do suor abrindo os poros. Em dois ou três banhos consegue-se abrir poros que não funcionam há anos revitalizando peles mortas.

Relaxante Eficaz

A sauna limpa o corpo através da transpiração. Proporciona também sensação de calor gostoso que vai até a medula que se alterna com mergulhos ou duchas frias com efeito altamente benéfico: purificação do corpo e mente.A sauna calmante, estando a temperatura ao redor de 50o C , o calor seco, nesta graduação, é perfeitamente suportável e sem perigo de reações calóricas.

Ducha Circular

DUCHAS

É uma modalidade hidroterápica bem aceita, em conseqüência de sua ação sedativa do sistema nervoso. Pode ser aplicada, sem qualquer receio, pelo fato de não provocar efeitos colaterais e secundários. Esta ducha oferece múltiplos orifícios de pequeno calibre com jatos filiformes e possuem chuveiro de alta pressão: a pessoa recebe horizontalmente água em todo superfície do corpo, emprestando uma melhor higiene corporal aliada à ação calmante e antiespasmódica.Indicada nos estados de irritabilidade e insônia.

FRICÇÕES

A fricção com toalhas felpudas ou duchas estimulam a circulação e o metabolismo.
Estimula o tônus muscular e é tônico vasomotor.

As massagens e as duchas se completam

As massagens e as duchas estimulam o metabolismo a capacidade muscular e ativam a circulação periférica.
Os efeitos da ducha escocesa são basicamente estimulantes e produzem uma hiperemia superficial.

Ducha Escocesa

A ducha escocesa é um processo hidroterápico de quase setecentos anos Denominação criada em Aix-les-Bains, em 1790 pelo Barão Joseph Lapins.É um banho de duchas alternadas – fria e quente – de valor indiscutível como tônico e estimulante do organismo. A ducha escocesa consiste na aplicação de um jato livre de água, de maior ou menor calibre de pressão, cuja ação é puramente mecânica, sendo portanto, um procedimento mais hidroterápico que crenoterápico.O jato da ducha se calcula de tal maneira que alcance toda a sua força a uma distância entre três a cinco metros, onde é colocado o balneante.A ducha é realizada por profissionais competentes não havendo risco de derrames sanguíneos na pele e dores musculares.Para o jato ficar mais suave, o duchista utiliza os dedos para transformar o jato em leque.

Após estudos sobre a circulção energética chinesa e massagem, observamos que esta ducha com água mineral acompanha o circuito dos meridianos da medicina chinesa promovendo uma verdadeira massagem em todo o organismo,desbloqueando os canais energéticos em 10 minutos.

Banhos de Hidromassagem

Contra a tensão e o desgaste ainda não inventaram nada melhor do que a banheira cheia de água, onde jatos de ar percorrem o corpo, provocando sensação agradável e reconfortante. Isto se chama hidromassagem.A banheira de hidromassagem é uma irresistível opção para descarregar as tensões ou descansar depois de um dia agitado.A hidromassagem jacuzzi oferece banho e massagem ao mesmo tempo: produz relaxamento ; à tarde é perfeita para aliviar tensões e recuperar forças; à noite, em água morna, bem espumante, mostra-se excelente para conseguir um sono reparador.
Foi Cândido Jacuzzi, um imigrante italiano quem projetou nos Estados Unidos, em 1949, o primeiro modelo de banheira que leva seu nome, para ser utilizada para seu filho que necessitava de cuidados especiais.Uma banheira de fibra de vidro, dotada de motor elétrico, impulsiona a água, que entra e sai continuadamente através de tubulação.Bolhas de ar são geradas pela compressão, proporcionando massagem revigorante.O conforto e a boa postura são garantidos pelo assento anatômico, permitindo posição sentada ou reclinada, com duas alças de apoio; o piso antiderrapante oferece segurança.

Balneoterapia sem Orientação - Cuidados e Prevenção

Reações Anormais de uma Balneoterapia sem Orientação

A astenia termal corresponde a um estado de adinamia do indivíduo resultante pela ação do calor e seus efeitos secundários.
A lipotimia ocorre logo após o banho ou no período de repouso; há casos que o desfalecimento ocorre após 30 minutos. Os hipotensos são os mais vitimados, como efeito de banhos muito quentes ou prolongados, ou comparecimento ao balneário em jejum dilatado ou desjejum insuficiente.
Há necessidade de orientação de profissional capacitado e especializado em hidroterapia antes deste procedimento.

Crise Termal - O que é?

Crise Termal

A mudança repentina de hábitos como a troca de clima, transgressões alimentares, uso exagerado das águas, cujas manifestações mais encontradiças são excitação, agitação, raramente insônia, anorexia, prisão de ventre ou diarréia, perturbações do trânsito intestinal, meteorismo, cefaléia e febrícola podem ocorrer no terceiro ou quarto dia após o uso das águas e balneoterapia. Também pode ocorrer a ativação de processos cutâneos e outros órgãos como rins e fígado, como um recrudescimento sintomático dos órgãos lesados. Consiste na piora passageira do estado subjetivo, ativação de sintomas e exacerbação das inflamações crônicas. Pode ocorrer aumento da diurese e hipotensão nos primeiros dias. Geralmente estes sintomas ocorrem na primeira semana e mais raramente na segunda e terceira semana.
Essas reações são, de modo geral, benignas e passageiras, desaparecem vinte e quatro horas com a interrupção do tratamento. Os jovens e adultos saudáveis, com organismo íntegro possuindo sistema de regulação térmica em condições de inteira normalidade, suportam perfeitamente as imersões quentes sem qualquer problema de reação secundária e enfrentam as altas temperaturas dos banhos de vapor (45o c) e de sauna finlandesa ( 70 a 80o C).
A auto-regulação do organismo é variável em cada indivíduo: há aqueles que se adaptam e os que não.

Duração do Tratamento - 21 dias ?

Média dos tratamentos crenológicos:

A média dos tratamentos hidrotermais varia de duas a três semanas. O uso generalizado de 21 dias de banhos, correspondem à três semanas, instituído para o tratamento climato-crenoterápico, foi lançado por Heródoto, médico judeu do século III (408 a 425 anos antes de Cristo). Esta tradição foi adotada pelos romanos, que a transmitiam para outros povos.
Não há todavia acordo de opiniões sobre a origem da tradição.A escola francesa argumenta que os 21 dias são necessários para haver desensibilização do organismo humano.No entanto outros trabalhos também franceses inovam a noção de que o prazo de cura termal deve ser subordinado individualmente aos casos clínicos e aos efeitos constatados pelo médico ao fim da segunda semana, finda a qual o enfermo deverá ser novamente examinado.De acordo com a resposta à reação balnear, duas condutas se impõem: continuar ou suspender a terapêutica hidrológica.Há casos que o tratamento deve ser prolongado cabendo ao médico fazer a avaliação.Na Medicina deve prevalecer um bom senso e avaliar o caráter da doença, o temperamento individual, a força de resistência de cada um , suas potencialidades e limitações, força de vontade e perseverança para o tratamento e – porque não dizer- a situação econômica da pessoa que ficará um período grande nas estâncias com gastos de hospedagem, alimentação e tratamento.

Duração dos Banhos Termais

A duração dos banhos termais gerais, dependendo da temperatura (37o C a 38o C) prescrita pelo médico crenologista, varia de 10 a 30 minutos. Nos banhos mais prolongados, até uma ou duas horas, a temperatura da água deve aproximar de 36o C (inércia termal). Os banhos hipertermais, pouco usados, para evitar as reações do calor, devem ser breves, de 2 a 3 minutos de duração, como aconselham os crenologistas. Após as duchas escocesas quentes, costumam aplicar um jato de água fria nos pés.

Horários e Tempos Médio dos Banhos

Os banhos termais sulfurosos devem ser afastados das principais refeições.Se tomados à tarde, somente depois de decorridos 3 horas após o almoço. Depois do banho é aconselhável fazer repouso de uns 15 minutos a meia hora, sentado numa poltrona.

Banhos de Imersão e Duchas

As águas termais podem ser usadas sob forma de banhos de imersão, duchas, sauna, dependendo do seu grau térmico, de 20 minutos a uma hora, uma ou duas vezes por dia. As pessoas idosas, hipotensas ou hipertensas e que apresentem distúrbios cardiovasculares devem consultar, antes, um médico. Gestantes e menores de 15 anos não devem utilizar o balneário.
Balneoterapia:
A aplicação dos banhos quentes ou frios, regra geral, não devem ultrapassar os limites de 10o a 39o C. A temperatura da inércia termal situa-se entre 34o a 36o C. Em princípio os banhos mornos são de ação sedativa, enquanto os frios e hipertermais são estimulantes.

Saúde pela Água

A palavra Spa significa “sanus per acqua” ,ou seja, saúde pela água ou estância hidroclimática. Desde a Idade Média as fontes na Europa eram procuradas para tratamento. Os spas atuais se originaram dos tratamentos com águas minerais, ou seja, terapias termais, porém atualmente se destinam a recuperar pessoas agitadas por dois males da vida moderna:excesso de peso e estresse. “Spa”, no dicionário em inglês, se refere ao lugar onde existe fonte de água mineral. Não fazemos ênfase nas dietas para emagrecimento, porém acreditamos que a alimentação saudável e equilibrada favorece o tratamento, aliada a desintoxicação do organismo com as águas minerais para obtermos as curas de desordens clínicas do organismo.

Águas Minerais em jejum

As águas minerais devem ser ingeridas sempre em jejum, com o estômago repousado, em estado de absoluta vacuidade, a fim de impedir a sua estagnação no órgão, pois experiências de fisiologia mostraram que a água assim bebida passa logo ao intestino, pelo estômago, isto é, pelo túnel que lhe formam as pregas gástricas e a pequena curvatura, um caminho mais discreto. Deduz-se por conseguinte, que em jejum, longe de refeições, o sistema está mais vazio, facilitando de certa maneira, absorção da água pelo intestino.

Limpeza Interna e Desintoxicação

Pela via oral, as águas minerais radioativas promovem uma limpeza interna do meio humoral, favorecendo, com isso, a eliminação das toxinas endógenas, da uréia, do ácido úrico, de areias e cálculos renais e vesiculares, e uma desintoxicação geral do organismo.

As águas devem ser tomadas junto às fontes

O uso das águas minerais deve ser feito junto às fontes, pois a radioatividade se dispersa rapidamente e sua composição química se altera logo após a sua emergência na nascente. Longe do seu ponto de emergência não tem o mesmo valor terapêutico, indicando isso que a perda da radioatividade é a causa desse fato. As águas minerais depositadas sofrem variações de temperatura, fuga de emanações radioativas, evaporação de gases termais, modificação do pH e outras degradações que conduzem à precipitação e floculação, com conseqüente degeneração de seu equilíbrio normal.

Fontes de Caxambu

Desde o início do século XIX já era de conhecimento popular o valor curativo das “ águas santas” de Baependi (Mourão 1990). As primeiras captações datam de 1884 nas fontes D. Pedro e D. Isabel. Em seguida, vieram Viotti, Beleza e Conde D´eu em 1885; D. Leopoldina, Duque de Saxe e Mayrink em 1891; Venâncio (1935-39) e Ernestina Guedes em 1958.A fonte Floriano Lemos em homenagem ao médico crenólogo corresponde ao Gêiser.

A água mineral é utilizada para ingestão ou em banhos na cura de diversos males estomacais, intestinais, renais, diuréticos, circulatórios, dermatológicos, etc. Também é engarrafada e comercializada nacionalmente (fonte Mayrink).

Ação Terapêutica das Águas Minerais

O ação terapêutica das águas minerais ocorre devido à vários fatores, agindo simultaneamente, e sem dúvida, a radioatividade é um fator apenas a somar aos outros como termalidade, composição e propriedades das água mineromedicinais naturais.
O uso periódico das águas mineralizadas, além da sua ação hidroterápica, promove uma limpeza interna do meio circulante e uma desintoxicação geral do organismo. Uma temporada numa estância hidromineral é salutar, tanto para o físico como para a estafa mental, pelo repouso espiritual, pelas distrações e afastamento temporário dos encargos do trabalho rotineiro e, também, pela ação terapêutica das águas.
Entre as indicações terapêuticas se incluem o nervosismo, inapetência, magreza, perturbações digestivas, reumatismo crônico, moléstias gastro-intestinais, calculose hepática ou renal e esgotamento nervoso.
A administração por via oral é o procedimento pelo qual se ingere quantidades variáveis de água mineromedicinal após uma prévia avaliação médica, constituindo uma verdadeira atitude terapêutica.
O tratamento hidromineral é complexo. Além do uso interno e externo das águas, a massagem, o regime alimentar, as distrações e o clima são meios auxiliares, muitas vezes indispensáveis ao bom êxito do tratamento.
A cura hidropínica (uso interno) , eficaz método terapêutico quando bem prescrito e empregado, mediante controle médico, ingere água mineral em doses determinadas, fracionadamente, obedecendo horários e ritmos certos, tempo de duração do tratamento adequado ao doente e as doenças. Todas as outras modalidades de uso das águas - eventuais, descontroladas e indiscriminadas -representam apenas ingestão de água mineral, não uma cura hidropínica propriamente dita.
O uso das águas minerais deve ser feito preferencialmente em jejum ou longe de refeições.
É recomendável dieta leve e moderada.


Fonte: Hidrologia Médica - Dr. Benedictus Mário Mourão

Hidrologia Médica

(Hidrologia Médica – Dr. Benedictus Mário Mourão)

O emprego das águas minerais como medicamento inclui-se como um procedimento dos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego onde o poder curativo das águas exercia grande poder e predominância entre os povos primitivos. A grande freqüência e concorrência à esses mananciais, por parte de pessoas enfermas, acometidas das mais diversas doenças, propiciou o início de verdadeiras escolas médicas de prática hidroterápica. É indiscutível que nesses primeiros tempos a credibilidade ao remédio hidromineral procedia mais da crença religiosa do que da observação empírica, e que posteriormente constitui-se em um dos principais tópicos de questionamento para o real reconhecimento da sua eficácia. Com o incentivo da Alopatia no pós-guerra, a Crenoterapia entrou em declínio e abandono por mais de 25 anos, e somente agora está sendo vista como Medicina Alternativa. A Crenoterapia vem fazendo cada vez mais adeptos ao Termalismo Saúde.
A Hidrologia Médica vem sendo enriquecida lentamente, e a sua eficiência se vê espelhada nos resultados cientificamente obtidos na Europa e que nos leva à um novo horizonte e à um ressurgimento deste método terapêutico com as conseqüentes vantagens para os enfermos que neste tipo de cura encontra indicação.

(Hidrologia Médica – Dr. Benedictus Mário Mourão)

Hidrogeologia de Caxambu

A composição química das águas subterrâneas resulta das interações das águas de infiltração com as rochas por onde circulam, refletindo a qualidade das águas de infiltração, o tempo de trânsito e os tipos litológicos atravessados. A composição mineral das rochas aqüíferas é um dos principais fatores responsáveis pelas características químicas encontradas nas águas minerais. Com base nos estudos geológicos e nos dados dos perfis geológico-construtivos dos poços (Águas de Contendas, Caxambu, São Lourenço e Marimbeiro), trata-se de rochas gnáissicas graníticas, localmente fraturadas, milonitizadas, possivelmente preenchidas por brechas alcalinas e veios pegmatóides e bastante alteradas quimicamente. O substrato rochoso encontra-se recoberto por sedimentos cenozóicos de composição areno-silte-argilosa com níveis ricos em matéria orgânicas.As brechas alcalinas são encontradas em diversas localidades na região S-SE de Minas Gerais, sob forma de diques, especialmente em Passa Quatro, cidade situada 30 Km a sudeste da área, onde foram parte dos estudos desenvolvidos por Penalva (1967) e Ribeiro Filho (1967). São rochas de origem eruptiva, provavelmente em conduto vulcânico próximo à superfície (Coutinho, J. in Penalva, 1967), de idade Terciária (paleoceno). “ Constituem-se de fragmentos de grandes cristais de ortolásio e anortoclásio e rochas alcalinas traquitóides ou afaníticas de tonalidades variáveis entre o cinza-claro, cinza-escuro, castanho-avermelhado ou castanho.

História. A Princesa Isabel e Caxambu.

Se não fosse por sua água, Caxambu poderia passar desapercebida aos visitantes, apesar de ser um lugar lindo. Acontece, que por um capricho divino, a água daqui tem poderes. Conta a história que, em 1868, veio para esta cidade a Princesa Isabel.
A Princesa Isabel, casada com o Conde d´Eu, desde 1864, tentou durante quatro anos a concepção sem resultados. Fez uso de vários tratamentos daquela época, sem resposta. Recebeu notícias reconfortantes que procediam da Europa, sobre as milagrosas curas de esterilidade pelas águas minerais, que no Velho Mundo, já eram realidade. Em 1868, conheceu as águas milagrosas de Caxambu e nutrida de esperanças resolveu experimentar um tratamento no local. As águas de Caxambu já eram consideradas no Império como as melhores do mundo. Veio acompanhada de seu esposo e do médico Dr. N. Feijó. Não se sabe ao certo quantos dias a princesa ficou em Caxambu.
A Princesa Isabel regressou à corte cheia de vida, alegre, feliz, nutrida de novas esperanças. Estava curada? O tempo logo respondeu, pois nasceram três lindos meninos. Em agradecimento, a Princesa iniciou os trabalhos de construção da Igreja Santa em Isabel em Caxambu. A notícia se espalhou e a nobreza tratou de inaugurar uma estação de tratamento em Caxambu.
A geografia explica o milagre, as águas minerais conservam uma fórmula rica em minerais variados (ferro, manganês, magnésio, lítio, silicatos, bicarbonato, cálcio, enxofre, etc.), radioatividade, além de serem carbogasosas. Há algumas fontes que contém cerca de 25 elementos, entre bases, ácidos e gases. O efeito terapêutico verifica-se sobretudo quando ingeridas na fonte. Por essas qualidades, a mistura de princípios ativos, em doses mínimas de substâncias fixas e emanações de rádio transforma a água mineral em medicamento. São ótimas para o cansaço e stress. As águas são hipotermais (25 a 33 graus centígrados ) facilitando a absorção dos sais minerais no aparelho digestivo.
Em geral, recomenda-se 21 dias de tratamento. Após a chegada, deve-se passar por uma consulta com um médico crenólogo para saber quais os tipos de águas que são boas para cada caso.
O ar puríssimo da montanha, a beleza da paisagem, o sossego bucólico do lugar, concorrem para a recuperação da saúde. No balneário, encontramos os banhos de águas minerais radioativas e duchas escocesas, além de massagens que promovem o relaxamento e o livre fluxo da energia vital no organismo.

Orientações. Como ingerir as águas minerais?

Instrução sobre o uso interno das águas minerais

(Dr. Benedictus Mário Mourão – texto extraído do livro Hidrologia Médica))

1) As águas mineromedicinais são tomadas ao pé da fonte, nos bebedouros ou fontanários, em jejum, fracionadamente; as outras doses serão distribuídas durante o dia, sendo bebidas a intervalos regulares de 10 a 20 minutos, a ingestão sendo suspensa uma a duas horas antes e depois das refeições.
2) O número de ingestões, varia, entre elas, de duas, três ou cinco vezes.
3) A dose matinal é a mais importante e, se possível, o “aquista” deverá permanecer em decúbito dorsal, as outras horas mais aconselháveis são antes do almoço e jantar.
4) Começa-se de hábito, o tratamento com doses reduzidas, aumentando-se, progressivamente, até o limite estabelecido e diminuindo-se no fim da temporada.
5) As doses elevadas de outrora foram abandonadas, preferindo-se as moderadas e, muitas vezes, as pequenas doses.
6) As ingestões ante e post-prandium, próximas do ato alimentar, ministra-se aos dispépticos.
7) A distribuição mais dividida e uniforme reservam-se às doenças da nutrição.
8) Para melhor absorção do radônio as águas radioativas devem ser usadas durante as refeições. Não há inconveniência de se tomar, no período das refeições pequenas quantidades de águas carbogasosas sul-minerais, sendo de bom aviso, não usá-las depois de terminado o repasto.
9) Uma técnica aconselhável consiste em propiciar a água termal, aos goles, durante o banho de imersão; o balneante deverá estar em jejum ou feito ligeiro desjejum, uma a duas horas antes; além da crenoterapia previne-se possível crise termal.
10) Deve-se beber a água tal como sai da fonte, sendo desaconselhável a adição de outras águas, açúcar, leite, xaropes, suco de frutas e medicamentos.

(Dr. Benedictus Mário Mourão – texto extraído do livro Hidrologia Médica)

Terapia Radioativa das Águas Minerais

As águas radioativas oligometálicas ingeridas por via oral promovem:

1) A absorção do radônio pela mucosa do aparelho digestivo;

2) e a diurese, na qual as águas alcançam a plenitude de sua ação terapêutica, promovendo uma limpeza das escórias orgânicas. Estimula-se a função urinária pela ingestão das águas apropriadas de maneira a se obter uma ação geral desintoxicante.

As águas devem ser bebidas junto às fontes.

Práticas Hidrotermais e Banhos - A águas mineromedicinais, além das ações mecânicas, reflexogênicas e as condicionadas pela termalidade, podem ter, nos banhos de imersão, os seus efeitos terapêuticos reforçados pela composição físico-química, mineralização e possível absorção de elementos em dissolução no líquido mineral.
É possível a assimilação percutânea dos constituintes minerais do banho pelos vasos do epitélio dos folículos piloso, glândulas sebáceas e sudoríparas,etc...Este tipo de incorporação pode ser estudado conjuntamente com a difusão já comprovada para o ácido sulfídrico, carbônico, oxigênio, gases nobres e radônio.

Fonte: Termalismo no Brasil

Classificação das Águas Minerais

A água mineral é classificada segundo seu ANION principal.Existem águas silicatadas, sulfatadas e de caráter misto. Muitas fontes minerais contém gases dissolvidos em quantidades apreciáveis, muitos dos quais mantém em dissolução devido à pressão e se desprendem quando a água alcança à superfície.
Em muitas águas minerais se encontra dióxido de carbono, gás sulfídrico e gases nobres.
Nas águas minerais são encontrados vários elementos cuja origem é devido a lixiviação das rochas adjacentes e em parte por emanções vulcânicas.
A ação medicinal das águas se devem, em grande parte a esses componentes acessórios.
A análise de águas minerais indicam a presença dos seguintes elementos: Sr, Cu, Cr, Ba, Zn, U, Su, Rb, Pt, Pb, Br, Li, Mg, Fe, Al, Ti, V, Co, Ni.

Fonte: Termalismo no Brasil